Segunda-feira, 26 de julho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Governo federal lança plano para combater incêndios florestais

Compartilhe esta notícia:

A Operação Guardiões do Bioma envolverá cerca de 6 mil pessoas

Foto: Isaac Amorim/MJSP
A Operação Guardiões do Bioma envolverá cerca de 6 mil pessoas. (Foto: Isaac Amorim/MJSP)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, nesta quinta-feira (22), o Plano Estratégico Operacional de Atuação Integrada no Combate a Incêndios Florestais, que prevê a Operação Guardiões do Bioma.

A estratégia envolverá cerca de 6 mil profissionais na prevenção, repressão e investigação de queimadas e outros crimes ambientais na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal.

Segundo o ministro da Justiça, Anderson Torres, todos os Estados e o Distrito Federal vão oferecer profissionais especializados para participar da operação em apoio às unidades da Federação onde a situação é mais crítica. Em contrapartida, o pagamento das diárias aos profissionais envolvidos e a coordenação e integração dos órgãos ficarão a cargo do governo federal. A operação terá início de acordo com as demandas dos Estados nos meses de agosto a novembro.

Conforme o Ministério da Justiça, Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Goiás serão o foco de atuação.

A operação envolve ainda os ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional e as secretarias estaduais de Segurança Pública e de Meio Ambiente, além do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Nos Estados e no DF, os bombeiros militares farão a coordenação local dos trabalhos.

“Com a soma de esforços e integração entre União e Estados, vamos mostrar para o mundo que o Brasil está engajado na preservação de seus biomas. Este é um compromisso do governo Jair Bolsonaro e que estamos concretizando nessa ação inédita envolvendo três ministérios e todas as unidades da Federação em apoio aos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal”, destacou o ministro da Justiça.

Na cerimônia de lançamento, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro, afirmou que a ação conjunta “será efetiva para combater os crimes, especialmente os ligados a incêndios florestais”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ministério da Saúde confirma o terceiro caso da variante delta do coronavírus no Rio Grande do Sul
Interrupção de serviços de internet afeta usuários brasileiros
Deixe seu comentário
Pode te interessar