Sábado, 29 de Fevereiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
23°
Fair

Colunistas Governo gaúcho adota índice nacional para piso regional

(Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Depois de muitos anos nos quais o governo literalmente “cumprimentava com chapéu alheio” ao definir índices generosos para o piso regional, sem contudo utilizá-los para o cálculo dos reajustes dos seus servidores, o governo do Estado adotou uma saída inteligente para o impasse que vinha se estabelecendo sobre o tema.

Ontem, o governo bateu o martelo e definiu o projeto que reajusta o salário mínimo regional. O índice será o mesmo aplicado ao piso nacional, de 6,48%, número próximo ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor do ano passado.

Ditadura da minoria?

Mais uma vez a capital gaúcha assistiu perplexa uma inversão de valores: um pequeno grupo, de não mais que 50 indivíduos auto-proclamados motoristas, realizou no início da manhã de ontem uma caminhada pela avenida Farrapos, interrompendo a via e trazendo transtorno a centenas de milhares de cidadãos.

A coincidência com o impasse no índice de reajuste nas tarifas de ônibus estimulou a desconfiança de que o ato inusitado teria sido estimulado pelos empresários do setor de transporte coletivo.

Moro é o primeiro na lista da Ajufe

A lista da Ajufe (Associação dos Juízes Federais) encaminhada ao presidente da República, Michel Temer, com indicações para a vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) decorrente da morte do ministro Teori Zavascki, apresenta o juiz Sérgio Moro em primeiro lugar.

Ele somou 319 votos, seguido por Reynaldo Soares da Fonseca, ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), com 318 votos, e Fausto De Sanctis, desembargador do TRF (Tribunal Regional Federal) de São Paulo, com 165 votos.

Flavio Presser no Clube de Opinião

O Clube de Opinião, que reúne jornalistas de opinião do Estado, recebeu ontem Flavio Presser, diretor-presidente da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento). Presser falou do projeto de ampliação do sistema de esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Porto Alegre, que está sendo implantado por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com os municípios.

Ele anunciou que essa PPP prevê investimentos de 1,85 bilhão de reais para universalizar a coleta e o tratamento de esgoto em nove cidades. Otimista, o dirigente da Corsan prevê que a geração de renda propiciada pelo empreendimento será de 2,9 bilhões de reais, e os benefícios sociais e econômicos podem chegar a 23 bilhões de reais.

Os novos dirigentes da Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto, deu posse ontem aos novos superintendentes e diretores da casa. Mari Perusso foi empossada como superintendente geral do legislativo. É a primeira vez que uma mulher ocupa o cargo. Na superintendência de imprensa, tomou posse Marcelo Nepomuceno.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Sessão Toga Quente
O pacotão Temer-Maia-Eunício
Deixe seu comentário
Pode te interessar