Sexta-feira, 06 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 5 de junho de 2025
Em mais um passo no plano de utilizar a inteligência artificial (IA) no aprimoramento da prestação de serviços à população e dos processos internos de trabalho na administração pública, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Rio Grande do Sul detalhou nessa quinta-feira (5) a ampliação de sua estratégia digital. A iniciativa abrange setores como educação e segurança pública, por meio do portal unificado rs.gov.br.
Outras iniciativas relacionadas à ferramenta já são utilizadas ou estão em desenvolvimento nas diversas pastas estaduais. Titular da SPGG (responsável por estruturar e coordenar esse tipo de ação), Danielle Calazans ressaltou:
“A inteligência artificial representa uma mudança de cultura que, se bem utilizada, pode resultar em ganhos importantes no dia-a-dia do servidor estadual e, lá na ponta, para toda a população gaúcha. O governo do Estado tem estratégia e está estruturado para implementar as melhorias necessárias capazes de proporcionar esse ganho”.
Ações
– Enfrentamento à evasão escolar: uma da principais ferramentas da Política de Proteção à Trajetória do Estudante é o Sistema de Proteção à Trajetória do Estudante. Nele, são registrados os dados de frequência e infrequência dos alunos, as razões dos afastamentos e as ações realizadas pela equipe escolar.
Com o uso de IA, o sistema identifica padrões e classifica o índice de abandono em três níveis de risco. A partir disso, são tomadas medidas de acordo com o perfil de cada estudante, com planos de ação individualizados e recomendados pelos protocolos.
– Sistema Ceseg: a inteligência artificial é utilizada para previsão de indicadores criminais, detecção de anomalias em indicadores e regiões, previsão de roubo de veículos, classificação de risco para vítimas de violência doméstica, identificação de modus operandi em boletins de ocorrência, entre outros.
– Atendimento ao cidadão (rs.gov.br): o novo portal unificado de serviços digitais do Rio Grande do Sul conta com uma assistente virtual baseada em IA generativa, a “GurIA”. A plataforma permite uma nova abordagem de comunicação com os cidadãos via whatsapp, SMS e e-mail, enviando alertas sobre serviços, lembretes de prazos e notificações personalizadas.
A reestruturação do portal também facilita a busca por informações, com os serviços organizados por jornadas temáticas como: Produtor Rural, Aluno, Empreendedor e Servidor Público.
Agilidade
Vantagens da IA também já são utilizadas na leitura de documentos: cerca de 2,5 mil licenças de uma versão aprimorada do Copilot, ferramenta de IA da empresa norte-americana Microsoft, estão disponíveis para usuários-chave em todas as secretarias, com o objetivo de auxiliar os servidores na realização de atividades mais complexas. No caso da leitura de documentos, a tecnologia escaneia documentos digitalizados e extrai informações, para agilizar serviços internos e auxiliar cidadãos.
Além das ações já implantadas, uma série de iniciativas e programas nas áreas de finanças e tributos, atendimento ao cidadão e segurança estão em fase de desenvolvimento e prospecção, com o objetivo de promover melhorias em serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Instituto de Previdência do Estado (IPE Prev), dentre outros.
(Marcello Campos)
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