Domingo, 25 de outubro de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Governo gaúcho define estratégias para atingir metas de aprendizagem na rede estadual de ensino

Compartilhe esta notícia:

Entre as medidas, está a implementação de novas avaliações diagnósticas, reforço escolar e aprimoramento do sistema de monitoramento da frequência dos alunos

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O sistema será instalado também nas bibliotecas e nos espaços de uso comum. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se reuniu com a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, e a equipe da pasta para discutir as estratégias voltadas ao atingimento das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) neste ano.

O encontro, que durou três horas e meia, ocorreu no sábado (15) e teve como foco a melhoria da proficiência dos estudantes e a redução da evasão escolar na rede estadual de ensino. O planejamento é peça importante da Agenda para a Educação 2025-2035, que será apresentada nesta terça-feira (18), na Casa da Ospa, em Porto Alegre.

Durante a reunião, foram apresentadas iniciativas voltadas ao fortalecimento do aprendizado, como a implementação de novas avaliações diagnósticas, reforço escolar, aprimoramento do sistema de monitoramento da frequência e medidas para evitar o abandono escolar. Além disso, o governo prevê incentivos para professores e escolas que apresentarem avanços significativos nos indicadores educacionais.

Entre as ações estratégicas, destacam-se a otimização de um plano de governança de acompanhamento das escolas, ajustando os desafios de acordo com o histórico e as características de cada unidade educacional.

“A educação é a base para o desenvolvimento do nosso Estado. Estamos empenhados em garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma aprendizagem de qualidade e que possam concluir seus estudos com sucesso”, afirmou Leite.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Marcos Alves
16 de fevereiro de 2025 23:23

Acho difícil se conseguir algo na educação a curto prazo. Primeiro o ensino básico é uma vergonha, virou um depósito de crianças para que os pais possam trabalhar, e para outros pais que não querem terem responsabilidade nenhuma pelos seus filhos. O ensino médio é outra piada, um bando de vagabundos alienados que agora precisam de incentivo financeiro para estudar, isso quando não espancam os professores em sala de aula. Ensino superior então sem comentários, é só ver o nível dos profissionais q estão sendo despejados no mercado de trabalho. E por fim, os próprios profissionais da educação atualmente são… Leia mais »

UFRGS oferece programação de verão do Ceclimar no Litoral Norte
Justiça do Trabalho gaúcha confirma demissão por justa causa de operadora de caixa de mercado que não registrava produtos para beneficiar conhecidos
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x