Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Governo planeja unificar idade para aposentadorias de homem e mulher

Compartilhe esta notícia:

No Brasil, 32% dos profissionais tomam conhecimento sobre uma vaga de emprego por meio de alguém que eles conhecem dentro da empresa (Foto: Banco de Dados)

A proposta de reforma da Previdência que o governo elabora prevê a unificação, a longo prazo, de todos os regimes de Previdência. As regras serão as mesmas para homens e mulheres, trabalhadores urbanos e rurais, do setor público e do privado. O objetivo é fazer uma transição “lenta e gradual” ao longo de 20 ou 30 anos.

A ideia é não mudar a regra para quem está próximo da aposentadoria. Os demais trabalhadores já em atividade e os que entrarem no mercado depois das mudanças serão afetados, ainda que em parte. Um dos efeitos da padronização de regras seria a fixação, para todos os trabalhadores do País, de uma mesma idade mínima de aposentadoria – ou de um mecanismo que atinja, na prática, o mesmo objetivo.

No caso dos servidores públicos, essa idade, em geral, é de 55 anos para mulheres e 60 para homens, mas não há essa exigência para trabalhadores sob o regime do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O governo pretende não só estabelecer esse critério para todos os regimes como também elevar o limite, que está abaixo dos padrões mundiais. A forma de elevar a idade ainda está em discussão.

Há quem defenda um mecanismo que misture idade com tempo de contribuição, como a fórmula 85/95 móvel, em vigor atualmente. Por esse mecanismo, que hoje é opcional, a soma entre idade e anos de contribuição será elevada a cada dois anos até atingir 90/100 em 2026. Na prática, implica uma idade mínima que chegaria a 60/65 anos (mulheres/homens).

A proposta do governo, no entanto, é unificar a idade mínima para homens e mulheres, equiparação que se completaria em 20 ou 30 anos. Entre os países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), só a Suíça faz distinção entre os gêneros. O governo prefere evitar uma reforma paliativa, com o aumento de alguns impostos.

A reforma estrutural com unificação a longo prazo – que daria sustentabilidade ao sistema no futuro – é defendida pela equipe do ministro Nelson Barbosa (Fazenda) e por setores do Ministério da Previdência, hoje fundido com o do Trabalho. A proposta será debatida no fórum formado por trabalhadores e empresários para discutir o tema, que deve se reunir neste mês. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A situação da deputada Cristiane Brasil vai ser o principal assunto da reunião da bancada do PTB nesta terça-feira
O relator da reforma da Previdência admitiu flexibilizar o acúmulo de pensão e a regra para os servidores
https://www.osul.com.br/governo-planeja-unificar-idade-para-aposentadorias-de-homem-e-mulher/ Governo planeja unificar idade para aposentadorias de homem e mulher 2016-02-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar