Sábado, 04 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Governo regulamenta mudança dos indexadores das dívidas dos Estados com a União

Compartilhe esta notícia:

Expectativa da maior parte dos economistas é de redução de 1 ponto percentual na Selic (Foto: Banco de Dados)

O governo federal editou na terça-feira (29), em edição extraordinária do Diário Oficial da União, decreto presidencial que regulamenta a mudança dos indexadores das dívidas dos Estados e municípios, informou o Ministério da Fazenda nesta quarta-feira (30). A alteração já havia sido aprovada pelo Congresso Nacional, mas ainda não tinha sido regulamentada pelo governo.

Esse foi um dos pleitos apresentados por dez governadores ao novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, em reunião que aconteceu na segunda-feira (28) em Brasília. A expectativa dos governadores e prefeitos é que a alteração gere mais espaço para contratação de novos empréstimos e, também, alivie um pouco o pagamento das parcelas mensais de suas dívidas.

O projeto aprovado pelo Congresso Nacional fixa em 31 de janeiro de 2016 a data limite para a aplicação do novo indexador das dívidas de Estados e municípios. Pelo texto, a partir dessa data, o governo deverá corrigir os débitos pela taxa Selic ou pelo IPCA – o que for menor – mais 4% ao ano.

Atualmente, os débitos de prefeituras e governos estaduais com a União são corrigidos pelo IGP-DI mais 6% a 9% ao ano, índice mais oneroso. A alteração na base de cálculo das dívidas foi sancionada no ano passado.

O Ministério da Fazenda confirmou que, com a regulamentação da lei, haverá concessão de desconto sobre os saldos devedores dos contratos de refinanciamento de dívidas dos Estados e dos municípios, correspondente à diferença entre os saldos existentes em 1º de janeiro de 2013 e aqueles apurados, naquela data, pelo recálculo das dívidas de acordo com a variação acumulada da taxa Selic (juros básicos da economia) desde a data de assinatura dos contratos. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Engenheiro indiano sequestra e estupra amiga por cinco dias para fazê-la se converter ao Islamismo
Pocket Shows são opção de diversão no Àcqua Lokos
https://www.osul.com.br/governo-regulamenta-mudanca-dos-indexadores-das-dividas-dos-estados-com-a-uniao/ Governo regulamenta mudança dos indexadores das dívidas dos Estados com a União 2015-12-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar