Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Governo Sartori projeta semana de agenda positiva

Compartilhe esta notícia:

Determinação do governador José Ivo Sartori colocou no foco da Secretria da Fazenda o pagamento de diárias para fora do estado e passagens aéreas. (Foto: Jackson Ciceri/ o Sul)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Flavio Pereira

O governo de José Ivo Sartori (PMDB), na voz dos seus principais aliados nesse final de semana, projeta uma agenda positiva para a semana que se inicia. Nos planos do governo, a aprovação dos tópicos principais do pacote, com destaque para extinção de fundações deficitárias, e a proposta de aumento de alíquotas do ICMS sobre diversos setores. Esta parece ser a pauta mais difícil, e sua definição está concentrada no que farão as bancadas do PP e do PDT que juntas, detêm 15 votos decisivos.

Margem de negociação
Na voz do líder do governo, Alexandre Postal, a possibilidade de flexibilizar a proposta de aumento das alíquotas do ICMS é mínima. O governo não aceita mexer em percentuais, dentro da perspectiva de atenuar o déficit. Porém, admitiria alterar o prazo de vigência do aumento, limitando-o a dois ou três anos, como quer o PDT. No PP, há uma incógnita. Embora o governo não imagine contar com sete votos, poderá sensibilizar a maioria, em nome da governabilidade.

Projetos casados
Já existe um entendimento dentro da base aliada do governo, para que na pauta que será definida nesta terça-feira, seja incluído o projeto que amplia o saque dos depósitos judiciais dos atuais 85% para 95%, para injetar cerca de R$ 1 bilhão nos cofres do estado. A injeção daria uma folga para a próxima folha de pagamento – setembro – e aliviaria alguns fornecedores que vêm sendo sacrificados. A agenda positiva do governo prevê nesta terça-feira o pagamento integral do saldo de todos os vencimentos de agosto dos servidores.

Diálogos do senador Paulo Paim
Dialogando com o PDT e o Partido Verde nos últimos meses, o senador Paulo Paim demonstra não ter pressa em deixar o Partido dos Trabalhadores, única decisão até agora consolidada. No final de semana porém, foram intensas as conversas com o PV.

Prefeituras farão ponto facultativo dia 25
O prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto da Silva (PDT), revela à coluna que a situação dos municípios vem se agravando, diante das constantes quedas de receita. Em virtude dessa conjuntura do Pacto Federativo, as prefeituras gaúchas marcaram um protesto no próximo dia 25 de setembro, dentro de uma agenda nacional que prevê manifestações em cada Estado. O Movimento do Bolo, alusão à pequena fatia dos municípios na divisão do bolo tributário, deverá chamar a atenção da sociedade sobre a grave crise financeira enfrentada pelas prefeituras. Apenas 18% do montante dos recursos arrecadados com impostos retornam aos municípios, local onde moram as pessoas, os problemas aparecem e precisam ser resolvidos. A União fica com a maior fatia, 57%, enquanto os Estados recebem 25% do bolo. Para protestar, as prefeituras deverão paralisar o atendimento, decretando ponto facultativo parcial ou integral, mantendo apenas os serviços essenciais.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Licitação do lixo em Pelotas: polêmica na licitação de R$ 51 milhões
Contagem regressiva para o aumento do ICMS
https://www.osul.com.br/governo-sartori-projeta-semana-de-agenda-positiva/ Governo Sartori projeta semana de agenda positiva 2015-09-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar