Terça-feira, 26 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Governo suspende boletim sobre óbitos na Terra Yanomami

Compartilhe esta notícia:

A Terra Yanomami tem quase 10 milhões de hectares que se estendem por Roraima e o Amazonas.

Foto: Fiocruz/Divulgação
A Terra Yanomami tem quase 10 milhões de hectares que se estendem por Roraima e o Amazonas. (Foto: Fiocruz/Divulgação)

Desde a repercussão sobre o aumento do número de mortes no território Yanomami, o governo federal suspendeu os informativos que traziam esses dados. O último boletim é de dezembro, com uma atualização de fevereiro deste ano, mas que só traz o balanço das mortes de 2023. No ano de 2024, há um apagão de dados.

Segundo o levantamento, 363 indígenas morreram no território no ano passado. Esse número representa um aumento de 6% em relação a 2022, quando foram registradas 343 mortes na terra indígena.

Em fevereiro, o governo deixou de publicar os boletins que traziam dados sobre mortes e doenças no território Yanomami. A última atualização é de fevereiro, mas atualizando dados de 2023.

Demarcada há mais de 30 anos, a Terra Yanomami tem quase 10 milhões de hectares que se estendem por Roraima e o Amazonas, na fronteira com a Venezuela.

Segundo estimativas, o território abriga ao menos 31 mil indígenas, que vivem em mais de 370 comunidades. O povo Yanomami é considerado de recente contato com a população não-indígena. Na região, há também indígenas isolados, sem contato ou influência externa. É o exemplo dos Moxihatetëma, que estão cercados pelo garimpo ilegal.

O Ministério da Saúde não respondeu quando o motivo da suspensão ou quando deve divulgar os dados, mas disse que isso será feito.

“O Ministério da Saúde divulgará em breve um balanço com dados atualizados sobre o povo Yanomami. Para garantir a precisão, os números passam por revisão das áreas técnicas das secretarias de Saúde Indígena (Sesai) e de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA)”, informou em nota.

Em janeiro, a Justiça determinou, a pedido do MPF, que o governo estabelecesse um novo plano de ação para a proteção dos Yanomami. A reportagem também procurou o Ministério Público Federal (MPF) que vinha cobrando o governo federal sobre ações na TI, mas aguardava retorno até a publicação.

O garimpo ilegal é uma ameaça aos Yanomami. A mineração que avança no território polui rios, espalha violência e faz pressão por território. A promessa do governo federal era de que, em todo o ano de 2023, as forças de segurança expulsariam os mineradores e impediria o avanço da atividade ilegal.

Apesar disso, um levantamento do Greenpeace mostra que nos seis primeiros meses deste ano, o garimpo cresceu 6% no território. Entre janeiro e junho, o território teve 169,6 hectares destruídos pelo garimpo, o equivalente a 170 campos de futebol.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

6 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Edimilson Barbosa
26 de julho de 2024 21:52

Pois é. Se fosse em outro governo, seria genocídio, mas…

Paulo Jesus Corrêa
27 de julho de 2024 00:15

Ui, Ui, Ui,……, Ai, Ai, Ai,……, mas que guaipecada!

Fernando Krause
27 de julho de 2024 00:22

Um “apagão” de dados ????????????
Humm, parece de propósito…

Salvador Vera
27 de julho de 2024 10:19

O que é bom a gente divulga, o que é ruim a gente esconde. Lema petista.

Andre Palo
27 de julho de 2024 14:38

Que vergonha, estão fazendo com a nossa Nação…
LULADRÃO….DESTRUINDO NOSSA NAÇÃO….

João Fernando Zacher
27 de julho de 2024 22:31

Muito normal desse DES-Governo do presidiário ladrão. Jogar a sujeira para debaixo do tapete para bancar o bonzinho. Esse GENOCIDA barbudo e bebum já proibiu terminantemente os dados da Covid no seu governo. E foram milhares que morreram em 2023… mas escondem tudo. Sem contar a Dengue que custaram a enviar as vacinas. Tudo é falsidade pura nesse Brasil esquerdista. A mídia ajudando a esconder tudo… No gov. Bolsonaro eram espalhadas mortes todos os dias e todos os telejornais.

Representante do governo nas Olimpíadas, Janja é recebida por Macron e esposa em Paris
PGR denuncia deputado Nikolas Ferreira por ofensa contra a honra de Lula ao chamá-lo de “ladrão” na ONU
Pode te interessar
6
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x