Quarta-feira, 27 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 17 de março de 2023
Decisão causou uma dificuldade política, já que uma volta dos juros mais altos soaria como uma ordem do presidente Lula para aumentar a taxa de juros cobrada de aposentados
Foto: DivulgaçãoJá há uma proposta dentro do governo para solucionar a crise que se materializou com a redução do juros do consignado aos aposentados. E a solução pode ser o Conselho Nacional de Previdência Social , o mesmo que decidiu pela redução da taxa máxima de juros em consignados para aposentados, suspender a decisão para negociar novas taxas.
Haverá uma reunião na próxima segunda-feira (20) para discutir o tema. A partir da suspensão, Casa Civil, Ministério da Fazenda e bancos públicos e privados vão poder discutir novos valores.
Problema
O problema foi criado com uma decisão do Conselho a partir da proposta do ministro da Previdência, Carlos Lupi, sem nem mesmo consultar o Palácio do Planalto, conforme dizem assessores de Lula.
Só que a decisão causou uma dificuldade política, já que uma volta dos juros mais altos soaria como uma ordem do presidente Lula para aumentar a taxa de juros cobrada de aposentados. Justo Lula, que tem sido muito incisivo em reclamar das taxas de juros estabelecidas pelo Banco Central.
Participantes da reunião de segunda-feira (13), que decidiu pela queda dos juros máximos para 1,7%, afirmam que foram apresentados dados detalhando os custos das instituições financeiras nestas linhas de crédito. E até Caixa Econômica Federal em Banco do Brasil alertaram que não poderiam manter linhas neste patamar.
A discussão dos juros praticados no consignado para aposentados precisa vir acompanhada de outra: a que melhora a proteção dos aposentados na abordagem de quem oferece crédito sem explicar as consequências.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
enfrentar o cartel dos bancos é favorável ao povo.Qdo q o sistema financeiro vê algo além do aplicador especulativo? nunca, por isto Paulo Guedes era o Golden boy dos bancos. O povo já começa entender a diferença. Governo de direita nenhum enfrenta este estado de coisas. Pelo contrário, dá dinheiro, e ainda fica quietinho qdo os bancos não repassam o dinheiro para economia produtiva.
País comandado por imbecis, analfaburros só pode dar nisso e vem mais merda pelos próximos dias.
É de rir só.
Brasil, navio desgovernado afundando comandado por almirante ladrão, semianalfabeto e seus subalternos imbecis e sem conhecimentos de navegação. Preparem as bóias e os salva vidas!