Quinta-feira, 13 de agosto de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
14°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Gramados sintéticos ganham espaço no futebol brasileiro e dividem opiniões

Compartilhe esta notícia:

Série A terá número recorde de clubes mandando jogos em campos artificiais, CTs seguem mesma tendência.

Foto: Reprodução/Santos
Série A terá número recorde de clubes mandando jogos em campos artificiais, CTs seguem mesma tendência. (Foto: Reprodução/Santos)

A presença dos gramados sintéticos no futebol brasileiro deixou de ser exceção e se tornou pauta recorrente no noticiário esportivo. Embora não haja unanimidade entre jogadores e dirigentes, a grama artificial está cada vez mais presente nos estádios e centros de treinamento. Em 2026, a Série A do Brasileirão terá seis clubes mandando suas partidas em campos sintéticos, número recorde.

Nos CTs, a realidade é semelhante: 22 dos 40 times da primeira e segunda divisão já possuem campos alternativos com grama artificial. Botafogo, Athletic, Ferroviária e Paysandu estão em fase de construção e devem se juntar ao grupo em breve. Entre os clubes da elite, apenas Inter e Vasco ainda não instalaram gramados artificiais em suas estruturas.

O Juventude inaugurou em Caxias do Sul o primeiro campo sintético de seu Centro de Formação de Atletas e Cidadãos (CFAC), certificado com o selo FIFA Quality Pro, o mais alto da entidade. O presidente Fábio Pizzamiglio destacou o avanço estrutural e o rigor orçamentário para oferecer tecnologia de ponta aos atletas.

O Santos também concluiu em 2025 a instalação de um campo sintético com certificação internacional, reforçando a preparação para jogos em pisos artificiais. Já o Cuiabá, na Série B, finalizou obras no CT Manoel Dresch, com gramado idêntico ao utilizado pelo Chelsea, da Inglaterra. O Botafogo-SP inaugurou recentemente o campo da Botafogo Academy, investimento de R$ 25 milhões, também com selo FIFA Quality Pro.

Segundo Sergio Schildt, presidente da empresa Recoma, especializada em infraestrutura esportiva, o gramado sintético é uma solução viável para diversos clubes, especialmente em regiões de clima adverso. Ele ressalta que a manutenção é dez vezes mais barata que a da grama natural e que os campos artificiais passam por mais de 30 testes técnicos antes da certificação.

Apesar dos avanços, na Europa há resistência. A Holanda proibiu jogos em gramados 100% artificiais após pressão de sindicatos de jogadores, que alegaram maior risco de lesões e problemas na rolagem da bola. As principais ligas da Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e Portugal não utilizam campos totalmente sintéticos. Por outro lado, o Young Boys, da Suíça, manda seus jogos da Champions League em campo artificial, autorizado pela UEFA, que permite o uso em todas as fases, exceto na final.

Estudos ainda são limitados, mas pesquisas recentes apontam diferenças no desempenho físico. O fisioterapeuta esportivo Fabrício Rapello, especialista pela Sonafe Brasil, explica que em jogos realizados em gramados sintéticos, zagueiros, volantes e laterais percorrem maiores distâncias e realizam mais ações de corrida em alta velocidade. Atacantes também apresentam maior número de desacelerações intensas, o que exige planejamento físico específico para suportar a demanda.

Panorama atual

Clubes com campo sintético no CT: Atlético-MG, Bahia, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Juventude, Mirassol, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Sport, Vitória, Athletico-PR, Avaí, Botafogo-SP, CRB, Coritiba e Cuiabá.

Em construção: Botafogo, Athletic, Ferroviária e Paysandu.

Sem campo sintético: Inter, Vasco, Amazonas, América-MG, Atlético-GO, Chapecoense, Criciúma, Goiás, Novorizontino, Operário, Remo, Vila Nova e Volta Redonda.

 

(Com informações do jornal O Estado de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Tribunal de Contas da União determina inspeção no Banco Central sobre liquidação do Master
Cristiano Ronaldo inicia 2026 em busca do milésimo gol
Pode te interessar