Sábado, 26 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 29 de junho de 2015
Nas primeiras quartas-feiras de cada mês, a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul se apresenta na Casa de Cultura Mario Quintana. No concerto deste dia 1, às 20h, com entrada franca os instrumentistas vão apresentar “This is Halloween”, de Elfman; “Monte y Sapucay”, de R. Barboza; “Concerto para 2 Cellos em Sol Menor”, de Vivaldi; “Toreador”, de Bizet; “Marcha Radetzky”, de Strauss; “Arabian Dance”, de Tchaikovsky; “Tema da Sinfonia do Novo Mundo”, de Dvorák; e “In the Hall of the Mountain King”, de Grieg. A regência será do maestro Telmo Jaconi.
O grupo de percussão, sob a batuta de Marcírio Siqueira, toca “Cenas Brasileiras” (“Baião” – “Forró no Cerrado” e “Frevo” – “Elixir para Maria”), de N. Rosauro. E os alunos iniciantes, conduzidos por Daniel Timm, apresentam “Old MacDonald Had a Farm”, “Long Long Ago”, de Suzuki, e “Liebestraum No.3”, de Liszt.
A orquestra é composta por músicos jovens de 10 a 18 anos, alunos de escolas da rede pública de ensino. Por meio de edital, após processo seletivo de entrevista e exercício de ritmo, os jovens passam a frequentar o Curso de Músico Instrumentista. Além do ensino da música, conhecimentos como ética e cidadania, educação ambiental, higiene, imagem pessoal, promoção da qualidade de vida e empreendedorismo.
Os integrantes recebem auxílio mensal, e os que têm mais de 14 anos são inseridos no Programa Jovem Aprendiz, em uma parceria com o Pão dos Pobres. A OJRS se mantém por meio de incentivos da Lei Rouanet.
Voltar Todas de Dicas de O Sul