Domingo, 21 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de setembro de 2025
Com 93 jogos somados na temporada, Inter e Grêmio chegam ao Gre-Nal 448 desgastados, pressionados e em busca de um resultado melhor.
Foto: Ricardo Duarte/InternacionalNeste domingo (21), às 17h30min, o Estádio Beira-Rio será palco de mais um capítulo da maior rivalidade do futebol gaúcho: Inter x Grêmio, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico chega em momento delicado para ambos os clubes, com os técnicos Roger Machado (Colorado) e Mano Menezes (Tricolor) sob forte pressão e ameaçados de demissão.
O Inter vem de uma goleada sofrida por 4 a 1 contra o Palmeiras e ocupa a 12ª posição na tabela, com 27 pontos. Já o Grêmio, que perdeu em casa por 1 a 0 para o Mirassol na rodada anterior, está em 14º lugar, com 25 pontos. Ambos os times acumulam resultados negativos e precisam de uma vitória para aliviar a crise.
O Colorado é o maior vencedor do Grenal, com 165 vitórias em 447 confrontos, contra 141 triunfos do Tricolor e 141 empates. No primeiro turno, o clássico terminou empatado em 1 a 1 na Arena do Grêmio, com gols de Anthoni, contra, e Alan Patrick.
O Colorado disputou 46 partidas oficiais, com 21 vitórias, 12 empates e 13 derrotas, marcando 68 gols e sofrendo 53. Teve campanha invicta no Campeonato Gaúcho (9 vitórias e 3 empates), na Copa do Brasil, o Inter venceu dois, empatou 1 e perdeu 1, o que ocasionou na sua eliminação, e somou 3 vitórias, 2 empates e 3 derrota na Libertadores. No Brasileirão, o desempenho caiu: apenas 7 vitórias em 22 jogos, com 6 empates e 9 derrotas.
Uma das maiores expectativas de Roger no Inter é poder contar com a volta de Rafael Borré, ausente na derrota contra o Palmeiras por desconforto na coxa. Com o ‘jejum’ de Ricardo Mathias, o colombiano briga pela titularidade no GreNal deste domingo. Bernabei volta após cumprir suspensão e será titular na lateral-esquerda.
O Tricolor já realizou 47 partidas na temporada, com 16 vitórias, 17 empates e 14 derrotas, marcando 60 gols e sofrendo 50. Foi vice-campeão do Campeonato Gaúcho, eliminado na terceira fase da Copa do Brasil e nos playoffs da Sul-Americana. No Brasileirão, soma 6 vitórias, 7 empates e 9 derrotas em 22 jogos.
No Grêmio, a principal novidade é a estreia do meia ex-Chelsea, Corinthians e seleção brasileira Willian. A principal ausência, por outro lado, é Braithwaite, que sofreu lesão no tendão de aquiles. Carlos Vinicius e Marcos Rocha, preservados em treinos ao longo da semana, são dúvidas. Suspenso pelo terceiro amarelo, o ídolo Kannemann é desfalque certo. Arthur, que reestreou no jogo passado, será titular no meio-campo.
Prováveis escalações
– Inter: Rochet; Aguirre, Vitão, Juninho (Mercado) e Bernabei; Thiago Maia, Alan Rodríguez (Bruno Henrique), Tabata e Alan Patrick; Carbonero e Borré (Ricardo Mathias).
– Grêmio: Tiago Volpi; Marcos Rocha (João Pedro), Erick Noriega, Wagner Leonardo e Marlon; Cuéllar, Arthur e Dodi (Edenilson); Willian, Alysson (Cristian Olivera) e Carlos Vinicius (André).
Arbitragem
Marcelo de Lima Henrique (CE), Neuza Ines Back (SP) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE). VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC).