Segunda-feira, 29 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de setembro de 2025
O último Gre-Nal terminou em empate, e agora, com o reencontro no Beira-Rio, o desfecho pode influenciar diretamente o rumo da temporada.
Foto: Ricardo Duarte/InternacionalNos últimos dez clássicos Gre-Nal, o Inter tem vantagem: foram cinco vitórias coloradas contra apenas duas do Grêmio, além de três empates. Quando o duelo acontece no Beira-Rio, palco da partida deste domingo (21), o domínio é ainda mais evidente. O Inter venceu três vezes e empatou uma, sem nenhuma vitória gremista como visitante.
O clássico mais recente terminou em empate, mas não sem controvérsia. Disputado na Arena do Grêmio pela quinta rodada do Brasileirão, o jogo ficou marcado por uma possível penalidade não assinalada a favor do Tricolor.
Além disso, o árbitro teve papel de destaque: Anthoni marcou contra e Alan Patrick empatou para o Inter em cobrança de pênalti. Naquele momento, os clubes viviam fases distintas, o Colorado vinha de uma boa sequência, interrompida apenas pela derrota para o Palmeiras na rodada anterior, enquanto o Grêmio acumulava duas derrotas seguidas, uma para o Flamengo em casa e outra dolorosa para o Mirassol, por 4 a 1, fora de casa.
Hoje, os dois times enfrentam turbulências, mas o momento do Grêmio é superior. O Inter amarga cinco derrotas nos últimos seis jogos, incluindo a eliminação precoce na Libertadores diante do Flamengo. Já o Tricolor soma dois empates, duas derrotas e uma vitória, longe do ideal, mas suficiente para estar em situação mais confortável que o rival.
Uma das maiores expectativas de Roger no Inter é poder contar com a volta de Rafael Borré, ausente na derrota contra o Palmeiras por desconforto na coxa. Com o ‘jejum’ de Ricardo Mathias, o colombiano briga pela titularidade no clássico deste domingo. Bernabei volta após cumprir suspensão e será titular na lateral-esquerda.
No Grêmio, a principal novidade é a estreia do meia ex-Chelsea, Corinthians e seleção brasileira Willian. A principal ausência, por outro lado, é Braithwaite, que sofreu lesão no tendão de aquiles. Carlos Vinicius e Marcos Rocha, preservados em treinos ao longo da semana, são dúvidas. Suspenso pelo terceiro amarelo, o ídolo Kannemann é desfalque certo. Arthur, que reestreou no jogo passado, será titular no meio-campo.