Sábado, 18 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Grécia afirma que não vai pagar dívida com o FMI nesta terça-feira

Compartilhe esta notícia:

Gregos fazem fila para efetuar saque em caixa eletrônico. Agências bancárias estão fechadas no país (Foto: Petros Giannakouris/AP)

A Grécia não vai pagar a parcela de 1,6 bilhão de euros devida ao FMI (Fundo Monetário Internacional) que vence nesta terça-feira (30), afirmou o ministro da Fazenda do país, Yanis Varoufakis. O governo grego, no entanto, ainda tem esperança de fechar um acordo de última hora com seus credores para obter um pacote de ajuda.

Questionado  se a Grécia faria o pagamento, Varoufakis respondeu: “Não”. Sobre a possibilidade de um acordo com credores internacionais, o ministro disse: “Esperamos que sim”, segundo a agência Reuters. Com o programa atual de ajuda expirando nesta terça e sem o apoio financeiro da Zona do Euro, o país não conseguirá pagar o FMI e entrará em situação de calote.

A Grécia enviou aos credores uma nova proposta de ajuda de dois anos que pede uma reestruturação paralela da dívida do país, informou o gabinete do primeiro-ministro, Alexis Tsipras, nesta terça, no que parece ser um esforço derradeiro de Atenas para resolver o impasse com credores. “O governo grego propôs um acordo de dois anos com o ESM [Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira] para cobrir totalmente suas necessidades financeiras e com reestruturação paralela da dívida”, disse o governo em comunicado feito horas antes de Atenas confirmar o calote no empréstimo do FMI. “A Grécia continua na mesa de negociações”, completa o texto.

Pelo Twitter, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afirmou que uma teleconferência foi marcada para as 19h locais (14h de Brasília) para discutir o pedido feito pela Grécia.

Aposentados

Mil agências bancárias abrirão as portas em caráter excepcional na Grécia a partir de quarta-feira (01) para permitir que os aposentados sem cartão de crédito possam sacar, no máximo, 120 euros, anunciou o Ministério das Finanças. As demais agências permanecerão fechadas nesta semana, como previsto em um decreto do governo. Para evitar o colapso do sistema bancário, o governo declarou nesta segunda-feira (29) um controle de capitais que limita a 60 euros por dia a quantia de dinheiro que pode ser retirada dos caixas eletrônicos. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Os Estados Unidos estudam a possibilidade de fechar a sua embaixada em Cuba
O mal-estar causado pelo procurador da República Marcello Miller, acusado de advogar para Joesley Batista, um dos donos da JBS, antes de deixar o cargo, vai pautar a próxima reunião do Conselho Superior do Ministério Público Federal
https://www.osul.com.br/grecia-nao-vai-pagar-divida-com-o-fmi-nesta-terca-feira-afirma-ministro-da-fazenda/ Grécia afirma que não vai pagar dívida com o FMI nesta terça-feira 2015-06-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar