Sábado, 13 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de dezembro de 2025
O acordo entre as partes é válido até o final de 2027.
Foto: Divulgação/Al-NassrLuis Castro é o novo técnico do Grêmio. O português foi anunciado pelo clube gaúcho na noite desta sexta-feira (12) para ocupar a vaga de Mano Menezes. O acordo entre as partes é válido até o final de 2027.
Uma reunião foi decisiva para a diretoria do Tricolor e o comandante alinharem os detalhes finais do acordo, sobretudo os moldes do projeto. Para voltar ao Brasil, Castro avisou que gostaria de liberdade para também ter mãos nas categorias de base. Ou seja, desenvolver um projeto maior e mais coeso em todos os escalões.
Castro vai para a sua segunda passagem pelo futebol brasileiro. Ele comandou o Botafogo entre 2022 e 2023. A chegada do treinador de 64 anos a Porto Alegre ainda não está definida. Neste momento, está no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, juntamente com a família.
O português estava livre no mercado desde o início de novembro deste ano quando deixou o comando do Al Wasl, da Arábia Saudita, time que dirigia desde julho. Antes disso, Luis Castro passou pelo Al Nassr, time de Cristiano Ronaldo, com o qual conquistou a Liga dos Campeões Árabes, em 2023, e esteve à frente do Botafogo, no mesmo ano.
Luís Castro vai trazer para o Brasil seis profissionais portugueses para formar a nova comissão técnica do Grêmio: Vitor Severino (auxiliar), Nuno Baptista (analista), Pedro Mané (analista), Betinho (preparador físico), Nuno Cerdeira (preparador físico) e Daniel Correia (preparador de goleiros).
Natural de Portugal, Luís Manuel Ribeiro Castro iniciou sua trajetória como treinador do Águeda, clube de seu país de origem. Anotou em seu currículo passagens por Mealhada, Estarreja, Porto, Rio Ave, Chaves, Vitória Guimarães, Shakhtar Donetsk, Al-Duhail, Botafogo, Al-Nassr e Al-Wals.
Sob o comando do Botafogo, dividiu opiniões após deixar o alvinegro no meio da temporada para se juntar ao elenco de Cristiano Ronaldo em 2023. No Glorioso, Luis Castro treinou em 79 partidas, com 42 vitórias, 15 empates e 22 derrotas.