Quarta-feira, 03 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de dezembro de 2025
Atacante de 23 anos marcou contra o Fluminense e segue nos planos da futura direção tricolor
Foto: Lucas Uebel/GrêmioO Grêmio recusou nos últimos dias uma proposta do Goztepe, da Turquia, pelo atacante André Henrique, de 23 anos. O jogador foi responsável pelo gol do Tricolor na derrota por 2 a 1 para o Fluminense, na terça-feira (2), na Arena, pela 37ª rodada do Brasileirão.
Segundo informações divulgadas pelo jornalista Diogo Rossi e confirmadas pelo Lance!, o clube gaúcho sequer abriu negociação. A decisão atende a pedido da futura direção gremista, que assume oficialmente na próxima segunda-feira (8), sob comando de Odorico Roman. Os valores da proposta não foram revelados.
Atualmente, André Henrique é reserva na equipe de Mano Menezes e substituto imediato do centroavante Carlos Vinicius, suspenso na partida contra o Fluminense. Em 2025, o atacante soma seis gols e três assistências em 35 jogos, sendo titular em oito deles.
No Grêmio desde 2023, André Henrique chegou por empréstimo do Hercílio Luz e foi comprado no fim do mesmo ano após marcar três gols em 25 partidas. O Tricolor desembolsou R$ 6,4 milhões por 40% dos direitos econômicos, com contrato válido até o fim de 2026.
Em 2024, o jogador sofreu com lesões no tornozelo e na coxa, disputando apenas 12 partidas, com três gols e duas assistências. Voltou a campo apenas no fim de março.
No início de 2025, chegou a ser sondado por clubes brasileiros, mas nenhuma negociação avançou. O Grêmio não aceitava empréstimos e só considerava liberá-lo mediante compensação financeira.
No primeiro semestre, sob comando de Gustavo Quinteros, André Henrique atuou em 14 jogos, sem completar 90 minutos em nenhum deles, sendo titular apenas uma vez, ocasião em que marcou um gol e deu uma assistência.
Com a chegada de Mano Menezes em julho, ganhou mais espaço: participou de 21 partidas, foi titular em sete e marcou cinco gols, além de duas assistências.
Carreira
Capivariano (2020 – 2021): 12 gols em 38 jogos.
Marcílio Dias (2022): 6 gols em 19 partidas.
Hercílio Luz (2022): 4 gols em 14 partidas.
Grêmio (2023 – atual): 12 gols em 72 partidas.
A recusa da proposta europeia indica que André Henrique segue nos planos da nova gestão gremista, que pretende avaliar o elenco antes de qualquer movimentação no mercado.