Quinta-feira, 21 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 20 de maio de 2026
Na fria noite dessa quarta-feira (20), o Grêmio venceu o Palestino por 2 a 0, na Arena, pela Copa Sul-Americana, e passou a depender apenas de si para garantir vaga nas oitavas de final da competição. Braithwaite abriu o placar ainda no primeiro tempo, enquanto Pavón fechou a vitória na etapa complementar. Com o resultado, o Tricolor chega à última rodada da fase de grupos precisando de uma vitória simples para se classificar.
O compromisso decisivo será diante do Montevideo City Torque, no próximo dia 26, novamente na Arena. Com a vitória dessa quarta, a equipe comandada por Luís Castro chegou aos 10 pontos, assumindo a vice-liderança do grupo F, atrás justamente do Montevideo City Torque, que soma 12.
Jogo
Precisando vencer para seguir na disputa pela liderança, o Grêmio começou a partida em ritmo intenso e abriu o placar logo aos 3 minutos. Gabriel Mec recebeu pela esquerda, avançou sobre a marcação e cruzou para a área. Após corte parcial da defesa, Noriega ajeitou de cabeça para Pavon, que dominou no peito e bateu cruzado. O goleiro fez a defesa, mas Braithwaite apareceu no rebote para completar para as redes: 1 a 0.
A resposta do Palestino veio imediatamente. Gallegos arriscou de fora da área e obrigou Weverton a fazer boa intervenção.
Aos 10 minutos, o Tricolor voltou a assustar. Pedro Gabriel chegou à linha de fundo pela esquerda e cruzou na medida para Gabriel Mec, que cabeceou por cima do travessão.
Depois de um início movimentado, a partida perdeu intensidade e passou a ser mais disputada no meio de campo. Ainda assim, o Grêmio manteve maior posse de bola e controle das ações.
Na reta final do primeiro tempo, o Palestino adiantou a marcação e passou a frequentar mais o campo ofensivo, mas sem conseguir transformar a pressão em chances claras. Aos 39 minutos, Braithwaite teve oportunidade em cobrança de falta na entrada da área, mas acertou a barreira.
Já nos acréscimos, Montes finalizou da entrada da área e mandou para fora. Na sequência, Gabriel Mec aproveitou erro da defesa chilena, invadiu a área pela direita e finalizou para defesa do goleiro, que evitou o segundo gol gremista.
Para o segundo tempo, o Grêmio voltou com Riquelme na vaga de Leo Pérez, advertido com cartão amarelo.
O Palestino iniciou a etapa final pressionando. Logo aos 3 minutos, Munder cruzou rasteiro da esquerda, a bola atravessou a área e sobrou para Gallegos, que finalizou forte. Pedro Gabriel apareceu de carrinho para bloquear.
Aos 10, o Grêmio respondeu em grande jogada ofensiva. Gabriel Mec tabelou com Braithwaite e acionou Pavon pela direita. O argentino cruzou para o dinamarquês, que finalizou na saída do goleiro, mas acertou a trave direita.
No lance seguinte, o Palestino quase empatou. Munder recebeu livre dentro da área, mas parou em defesa decisiva de Weverton.
O Tricolor voltou a levar perigo aos 18 minutos. Após erro do Palestino, Enamorado arrancou desde o campo de defesa e serviu Amuzu. Antes da conclusão, a zaga chilena conseguiu cortar para escanteio.
Aos 21 minutos, Luís Castro promoveu mudanças na equipe, com as entradas de Kannemann e Carlos Vinícius nos lugares de Luís Eduardo e Gabriel Mec.
Pouco depois, o Grêmio ampliou. Amuzu avançou em velocidade pela esquerda e cruzou para a área. A defesa afastou parcialmente, e a sobra ficou com Pavon, que bateu firme de pé direito para marcar um golaço: 2 a 0. Foi o primeiro gol do atacante argentino na temporada.
Na sequência, Wagner Leonardo e Tetê entraram nas vagas de Viery e Enamorado.
O Palestino ainda teve uma grande oportunidade aos 37 minutos. Da Silva apareceu livre na área e tentou encobrir Weverton, mas Kannemann se recuperou no lance e salvou em cima da linha.
No último lance da partida, Munder tentou novamente de fora da área, e Weverton fez a defesa, garantindo o resultado gremista.
Ficha técnica
* Grêmio: Weverton, Pavón, Luis Eduardo (Kannemann), Viery (Wagner Leonardo), Pedro Gabriel, Noriega, Leonel Pérez (Riquelme), Gabriel Mec (Carlos Vinícius), Amuzu, Braithwaite e Enamorado (Tetê). Técnico: Luís Castro.
* Palestino: Sebastián Pérez, Salgado (Garguez), Espinoza, Roco, Jason León, Julián Fernández, Montes, Gallegos, Carrasco (Araya), Ronnie Fernández (Nelson da Silva) e Alegría (Munder). Técnico: Guillermo Farré.
* Arbitragem: Carlos Benítez (PAR), auxiliado por Roberto Cañete (PAR) e José Villagra (PAR). VAR: Kevin Pazmino (EQU).
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!