Quarta-feira, 29 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Greve dos bancários completa um mês e já é a mais longa desde 2004

Compartilhe esta notícia:

Paralisação prejudica a população (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)

A greve dos bancários completa 30 dias nesta quarta-feira (05). Essa é a maior paralisação da categoria desde 2004, segundo a Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro). Mais de 13,1 mil agências em todo o País – 55% do total – e 44 centros administrativos estão fechados devido à paralisação.

O dia em que foi registrado o maior número de agências fechadas foi 27 de setembro, quando 13,4 mil fecharam as portas. Historicamente, a greve mais longa da categoria ocorreu em 1951. Durou 69 dias e resultou na criação do Dia dos Bancários. Desta vez, a greve entra no seu segundo mês. Os bancos e os bancários não conseguem chegar a um acordo sobre o dissídio da categoria.

Os bancários pedem a reposição da inflação do período mais 5% de aumento real (totalizando 14,78% de reajuste), valorização do piso salarial – no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3.940,24 em junho) e PLR de três salários mais R$ 8.317,90.

Antes do início da greve, no dia 29 de agosto, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) propôs reajuste de 6,5%. Duas novas propostas foram apresentadas depois do início da paralisação, nos dias 9 e 28 de setembro, de reajuste de 7%. Todas foram rejeitadas pelos bancários, que decidiram manter a greve por tempo indeterminado. A paralisação tem causado problemas para quem precisa fazer operações bancárias. Algumas situações não podem ser resolvidas em canais de autoatendimento e outros recursos alternativos. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Angra dos Reis avalia pedir desligamento das usinas nucleares por impossibilidade de realizar plano de evacuação
Sem os ônibus circulando, neste domingo os passageiros poderão viajar de pé nas lotações de Porto Alegre e os táxis poderão compartilhar passageiros em cada corrida
https://www.osul.com.br/greve-dos-bancarios-completa-um-mes-e-e-a-maior-desde-2004/ Greve dos bancários completa um mês e já é a mais longa desde 2004 2016-10-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar