Sábado, 11 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de maio de 2015
Uma nova reunião entre o prefeito em exercício Sebastião Melo e a diretoria do Simpa (Sindicato dos Municipários de Porto Alegre) foi realizada na manhã desta sexta-feira (22). O encontro terminou sem acordo, e a greve da categoria foi mantida. Outra reunião está marcada para segunda-feira (25).
Os municipários, que pedem reajuste salarial de 20%, entre outras demandas, realizam protesto na rua Siqueira Campos, interrompendo o trânsito. Nos últimos dias, a categoria impediu o acesso ao prédio administrativo da prefeitura, desrespeitando liminar da Justiça. Serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social estão prejudicados desde o início da paralisação, na quarta-feira (20). Uma nova assembleia da categoria ocorre a partir das 14h.
Na manhã desta sexta-feira, o líder do governo na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Kevin Krieger (PP), formalizou ao presidente da Casa, Mauro Pinheiro (PT), a retirada, por parte do Executivo municipal, dos dois projetos que tratam do efeito cascata sobre os salários dos municipários.
O Projeto de Lei Complementar 016/14 propõe a alteração parcial do Estatuto dos Servidores Municipais, enquanto o 042/14 modifica o Plano de Carreira dos municipários. A prefeitura e o Simpa entraram em acordo quanto à retirada das propostas no final da tarde de quinta-feira (21).