Quinta-feira, 22 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 22 de maio de 2025
Foco da doença é o primeiro em uma granja comercial no País
Foto: ReproduçãoA granja comercial em Montenegro, no Vale do Rio Caí, onde foi confirmado o foco de gripe aviária, entrou em período de vazio sanitário a partir desta quinta-feira (22), segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS.
O período de 28 dias tem o objetivo de garantir que o local está livre do vírus antes de retomar as atividades. Antes disso, foi necessário um processo de limpeza e desinfecção da granja, que iniciou no dia 16 deste mês.
As ações começaram com o abate das aves doentes que sobreviveram. Também foi feita a retirada da cama das aves e a destruição dos ovos que ainda permaneciam no local.
“Esse processo durou dois dias e, a partir daí, iniciaram as lavagens dos aviários, dos ninhos, do galpão, das cortinas, das telas e todas as estruturas envolvidas na produção”, explicou a médica veterinária Alessandra Krein, do Programa de Sanidade Avícola da Secretaria da Agricultura.
O processo de limpeza iniciou no domingo (18). “A limpeza é muito importante para que os agentes químicos atuem nas estruturas limpas com maior eficácia porque a maioria dos desinfetantes não vai conseguir agir de forma eficaz sem essa limpeza prévia”, disse Alessandra.
Segundo a Secretaria da Agricultura, o prazo de 28 dias de vazio sanitário equivale a dois períodos de incubação de 14 dias. Esse período está definido no Plano Nacional de Contingência do Ministério da Agricultura e Pecuária.