Quinta-feira, 20 de agosto de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Novo governo estuda transformação da Polícia Federal em FBI

Compartilhe esta notícia:

Ideia é transformar a PF em uma vitrine de boas práticas no combate ao crime organizado. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Uma das propostas do Grupo de Transição para a área de segurança, que está sendo debatida pelo futuro governo Lula (PT), é a transformação da Polícia Federal em uma espécie de FBI, concentrada exclusivamente no combate às organizações criminosas, à repressão a crimes financeiros, ambientais e corrupção, entre outras atividades de polícia judiciária da União atribuídas pela Constituição.

Com 100% dos recursos humanos e materiais focados na investigação, a ideia é transformar a PF em uma vitrine de boas práticas no combate ao crime organizado, induzindo uma melhora de qualidade no trabalho das polícias judiciárias estaduais.

Para que isso seja possível, todo o trabalho burocrático hoje exercido pela PF, como a emissão de passaportes, controle de segurança privada, das fronteiras e de armas, passaria a ser atribuição de uma Secretária de Serviços Administrativos a ser criada.

Além de Serviços Administrativos, o Ministério da Segurança contaria com as secretarias Nacional de Segurança Pública, de Inteligência, de Serviços Penitenciários e uma novidade: de Defesa Civil. O novo ministério ficaria responsável por um planejamento estratégico de combate de catástrofes decorrentes de efeitos naturais, a ser executado pelos corpos de bombeiros de cada estado.

Antes da definição da nova estrutura da Polícia Federal, há um debate anterior, cuja resposta está na cabeça de Lula: vale a pena recriar o Ministério da Segurança Pública? (Há quem defenda que seja rebatizado de Ministério de Segurança Interna e até mesmo de Segurança e Defesa Civil).

Os que defendem a manutenção da atual estrutura, com a Polícia Federal vinculada ao Ministério da Justiça, entendem que o ministro exerce poder sobre as polícias por sua articulação com o Poder Judiciário. Já um ministro da Segurança, sem inserção com a Justiça, ficaria refém dos interesses corporativos.

“Em uma semana a bancada da bala exige o cargo de Ministro de Segurança e aí acabou”, diz um defensor da não divisão. O próprio senador Flávio Dino, cotado para ministro da Justiça, é contra a criação de um Ministério da Segurança.

Distorção

Por outro lado, quem defende a criação do Ministério da Segurança, argumenta que ao longo do tempo, o cargo de ministro da Justiça sofreu uma distorção por causa do foco que foi obrigado a colocar no tema segurança. Com isso, deixou de lado sua atribuição histórica, de elaboração de propostas legislativas para garantir efetividade das políticas públicas traçadas pelo Executivo.

Para não ficar esvaziado, o ministério da Justiça teria em sua estrutura as secretarias da Mulheres, dos Jovens, Povos Originários e de Direitos Humanos, evitando que os temas sejam tratados de formas isolada e fragmentada. Um defensor da recriação da Secretaria de Segurança Pública é o ex-ministro da Justiça no governo Lula, Tarso Genro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

8 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Ildefonso Pavan
1 de dezembro de 2022 05:45

Agora despoliciando , vai ser uma barbada !

Jorge Souza
1 de dezembro de 2022 20:26

Kkkkkkkk

Nilton G Veiga
1 de dezembro de 2022 10:19

Palhaçada a PF já faz este trabalho. Isto já é o começo da desmilitarização e desarmamento das polícias para a formação da tal guarda nacional que junto com a vigilância cibernética instalada pelo judiciário para vigiar e controlar o povo. Adeus democracia.
Isto aqui vai virar Venezuela, Coréia do Norte, Rússia, China, etc.

Vanderlei Ochoa
1 de dezembro de 2022 13:15

Não amola…..

Nilton G Veiga
1 de dezembro de 2022 10:49

Se pretendem transformar a PF em cópia do FBI estarão dando “tiro no pé” porque se for para combater às organizações criminosas, à repressão a crimes financeiros, ambientais e corrupção, entre outras atividades de polícia judiciária da União atribuídas pela Constituição, acabarão com o próprio governo pois a começar pelo ladrão-mor deverão serem os primeiros investigados.

Gustavo Medeiros
1 de dezembro de 2022 19:38

Sim! vamos tirar o chapéu e esvaziar os bolsos

Nilton G Veiga
1 de dezembro de 2022 13:50

Debilóide!!!

Vanderlei Ochoa
1 de dezembro de 2022 13:15

Temos que tirar o chapéu pra esse LULA. Sempre surpreendendo positivamente o Brasil. A direita morre de ciúmes…..perderam manés. Não amolem…

Fernando Haddad cita “muitos convites” e diz que Lula deve se reunir com Joe Biden antes de tomar posse
Democratas elegem primeiro negro como líder do partido na Câmara dos Estados Unidos
Pode te interessar
8
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x