Segunda-feira, 10 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de maio de 2017
Curitiba, no Paraná, será dividida em grupos contra e pró Luiz Inácio Lula da Silva durante a vinda do ex-presidente a Curitiba, na próxima quarta-feira (10). Pessoas que vão se manifestar contra Lula ficarão ao entorno da Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico. Já os simpatizantes do ex-presidente poderão se reunir no calçadão da Rua XV de Novembro. Lula vem a Curitiba para o primeiro depoimento na condição de réu, no processo a que responde perante a 13ª Vara Federal da cidade por suspeita de receber propina da construtora OAS.
O esquema de segurança foi divulgado na última quinta-feira, dia 4, pela Sesp (Secretaria de Segurança Pública) do Paraná. São esperados que diversos grupos se manifestem durante o dia e as estratégias de segurança foram necessárias para garantir a integridade dos manifestantes.
Segundo o secretário de segurança Wagner Mesquita, haverá também reforço de segurança dentro e fora do prédio da Justiça Federal em Curitiba. Por determinação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o expediente da Justiça Federal será suspenso no dia. Só poderão entrar no local pessoas que tenham ligação direta com o processo.
Haverá bloqueio em um raio de 150 metros ao entorno do edifício. Apenas moradores e jornalistas credenciados poderão se aproximar.
A Polícia Militar informou que monitora e já tem notícias de grupos favoráveis e contrários que se deslocam para a capital. Mas não confirmou o número de ônibus que seguem para Curitiba.
Inicialmente, o depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro estava marcado para acontecer no dia 3 de maio. No entanto, a Polícia Federal fez um pedindo de adiamento do depoimento para estreitar detalhes da operação de segurança na cidade.