Terça-feira, 28 de setembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Guarda Municipal participa de ação integrada na Cidade Baixa

Compartilhe esta notícia:

Três casas noturnas foram interditadas por não atenderem aos requisitos de segurança. (Foto: Joel Vargas/PMPA)

A Guarda Municipal participou, na noite de sexta-feira (5), e na madrugada deste sábado, 16, de ação integrada para fiscalização de alvarás e normas de segurança em casas noturnas, bares e restaurantes do bairro Cidade Baixa. Três casas noturnas foram interditadas pelo Corpo de Bombeiros. Os estabelecimentos já haviam sido notificados anteriormente pelo órgão. De acordo com o coordenador de Promoção Econômica da SMDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Luis Steglich, os locais foram fechados por não atenderem aos requisitos de segurança necessários ao entretenimento noturno.

Além da Guarda Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Corpo de Bombeiros, participaram da ação integrada agentes da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) e Brigada Militar. O chefe de equipe da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda, Glauber Zílio, observa que as operações integradas trazem para comunidade do bairro maior segurança. “É um esforço conjunto para minimizar as ações criminosas”, ressalta.

Segundo o tenente coronel do 9º Batalhão da Brigada Militar, Luciano Moritz, a operação consistiu em abordagens, revista e identificação de pessoas, com o objetivo de garantir o cumprimento da legislação e evitar a perturbação do sossego no local. “As ações serão continuadas nos próximos fins de semana para promover a tranquilidade de moradores e frequentadores do bairro.”

Operações

Do início de janeiro até este sábado (16), foram realizados 15 patrulhamentos ostensivos na Cidade Baixa por meio de parceria da Guarda Municipal com os órgão de segurança. A Guarda Municipal também mantém ponto fixo no bairro e patrulhamento ostensivo durante os dias e horários de maior movimento.

Operação Volta às Aulas: EPTC faz ação de segurança em escolas

A Empresa Pública de Transporte e Circulação dá continuidade às ações da “Operação Volta às Aulas”, nesta segunda-feira (18), a partir das 7h, nas instituições de ensino do projeto Escola Amiga EPTC. A primeira participante a receber a atividade é a Escola São Francisco Menino Deus, localizada Praça Menino Deus, nº 77. O prefeito em exercício, Gustavo Paim, e o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, estarão presentes na ação, que também contará com o Azulito, personagem da EPTC.

Além do reforço na sinalização, os agentes orientam os motoristas nas imediações das escolas, com distribuição de material informativo sobre respeito à sinalização existente, principalmente em relação ao excesso de velocidade e o cuidado com a travessia dos estudantes e pedestres em geral nas faixas de segurança. Também orientam pais e alunos de forma lúdica, em busca de uma cultura do respeito e da responsabilidade no trânsito, tanto dentro quanto fora da escola, com a divulgação de informações e dicas para tornar o trânsito no entorno mais tranquilo e responsável.

O objetivo da atividade é estimular a prática de bons comportamentos e melhorar as relações sociais entre a comunidade escolar, para contribuir com a mudança de atitudes em prol da proteção da vida. As escolas participantes estão envolvidas no Programa Escola Amiga da EPTC e desenvolvem projetos na área do trânsito.

O agente Diego Marques, da CEM (Coordenação da Educação para a Mobilidade) da EPTC, destaca a atividade permanente junto às comunidades escolares do Programa Escola Amiga, a partir do diálogo com professores, pais e alunos. “Em nossos encontros, desenvolvemos reuniões nas escolas, peças de teatro, avaliações sobre situações de riscos de acidentes nas imediações das entidades educacionais, entre outras medidas. No ano passado, foram 33 escolas envolvidas diretamente neste projeto. Queremos ampliar este número em 2019.”

Informações sobre o Programa Escola Amiga da EPTC pelo telefone (51) 3289-4487.

Escolas que participarão da Operação Volta às Aulas: 18.02 – Colégio São Francisco Menino Deus; 19.02 – Colégio São Francisco Menino Deus; 20.02 – Escola Matias de Albuquerque e Colégio Anchieta; 21.02 – Escola Souza Lobo e Escola Amigos do Verde; 22.02 – Colégio São Judas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Hospitais filantrópicos e santas casas do Rio Grande do Sul terão linha de crédito de 90 milhões de reais
Bolsonaro deve adotar “critérios claros” sobre demissão de ministro, disse a deputada estadual paulista Janaina Paschoal
Deixe seu comentário
Pode te interessar