Sexta-feira, 02 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 30 de maio de 2017
Na tarde desta terça-feira, o Inter confirmou Guto Ferreira, 51 anos, como novo treinador da equipe para a sequência da temporada de 2017, em substituição a Antônio Carlos Zago, demitido no último domingo. A apresentação oficial acontecerá nesta quinta-feira, na sala de imprensa do estádio Beira-Rio – nesta quarta-feira, no jogo de volta contra o Palmeiras pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil, o Colorado terá no comando interino o auxiliar Odair Hellmann.
O contrato, válido até dezembro e com possibilidade de renovação por mais um ano, também prevê André Luís (ex-jogador do Inter na década de 1980) e Alexandre Faganello como auxiliares, além de Juninho como preparador físico. A negociação foi concluída após intensas tratativas com o Bahia (incluindo o pagamento de uma multa rescisória de 600 mil reais), ao qual Guto estava vinculado desde o ano passado, quando reconduziu o clube de Salvador à Série A do Campeonato Brasileiro. Há quase um mês, ele também conquistou a Copa do Nordeste.
Carreira
Guto Ferreira começou a carreira em 1993, comandando as categorias de base do XV de Piracicaba (SP), a sua cidade natal. Em 1995, seguiu para o São Paulo e dois anos depois desembarcou no Inter. Além de participar da formação de diversos jogadores, comandou o time júnior na conquista da Copa São Paulo de 1998 e assumiu o time principal em 2002, conquistando o Campeonato Gaúcho.
Em 2005, ele voltou ao estádio Beira-Rio como coordenador das categorias de base e de 2008 a 2010 integrou a comissão técnica do grupo principal como auxiliar e observador de adversários para os técnicos Tite, Mário Sérgio e Celso Roth.
Como técnico, Guto iniciou em 2011. Desde então, treinou o Mogi Mirim-SP, ABC de Natal (RN), Criciúma-SC, Ponte Preta-SP, Portuguesa-SP, Chapecoense-SC e, desde 2016, o Bahia.