Sexta-feira, 02 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 31 de julho de 2016
Há 35 anos, o príncipe Charles, herdeiro da coroa inglesa, se casava com Diana Spencer, e a cerimônia foi assistida por cerca de 1 bilhão de convidados. Todos devidamente vidrados em seus aparelhos de TV. O casório de proporções gigantescas foi transmitido via satélite para o mundo inteiro.
O conto de fadas começou em 1981. Charle e Diana começaram a aparecer publicamente e o tabloide The Sun deu o furo, mostrando que os dois estavam juntos. A cada momento que saía de seu apartamento, Diana era seguida por jornalistas. No dia 6 de fevereiro daquele mesmo ano, Charles combinou um encontro com a namorada no Castelo de Windsor. Prato cheio para os paparazzi. Lá, ele pediu a mão de Diana em casamento.
O Palácio de Buckingham anunciou o noivado no dia 24 de fevereiro. Diana se mudou para o palácio e ficou lá na companhia de dois empregados, mas não de seu noivo. O casamento foi um acontecimento mundial. Moças solteiras sonhavam com o dia em que conheceriam seu próprio príncipe. E que ele fosse mais bonito que Charles que, convenhamos, sempre foi desprovido dos traços de galã. A cerimônia aconteceu na Catedral de Saint Paul, em uma quarta-feira, para 3,5 mil pessoas.
O vestido de Diana é um capítulo à parte nesse romance. A peça foi criada pelos estilistas David Emanuel e Isabel Emanuel. A tiara usada pela noiva era a tiara Spencer, de ouro com diamantes colocados em prata. Nos sapatos de casamento da Lady Diana, 150 pérolas cobriam o motivo central em forma de coração. O príncipe Charles vestiu um uniforme naval.
Criado por Garrards em 1980, com uma safira de 12 quilates rodeada de 14 diamantes solitários, incorporados em 18 quilates de ouro branco. Era assim a o anel de compromisso de Lady Di.
Aliança de ouro galês.
O anel de casamento da princesa foi feito do “resto” de uma pepita suave do ouro galês, extraída da famosa mina de ouro “Clogau St David”. A mesma pepita também forneceu os anéis da rainha mãe, da rainha, princesa Margaret e da princesa Anne. No interior da simples aliança em ouro, gravaram as palavras “I Love You, Diana”.
Com o casamento, Lady Diana recebeu o título de princesa de Gales juntamente a Sua Alteza Real. O título de Diana, enquanto esteve casada com o príncipe Charles era: Sua Alteza Real a Princesa de Gales, Condessa de Chester, Duquesa da Cornualha, Duquesa de Rothesay, Condessa de Carrick, Baronesa de Renfrew, Senhora das Ilhas e Princesa da Escócia.
Charles e Diana se separam em 1992, mas o divórcio só foi concluído em 1996. Ela morreu, vítima de uma acidente, em agosto de 1997. (AG)