Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 6 de novembro de 2017
Durante um ano, o fotógrafo paulista Henrique Schiefferdecker acompanhou de perto a rotina de Meki Saldana em Nova York. Recém chegada das Filipinas, a promoter viveu a agitada noite da cidade mais populosa dos EUA antes de atuar como modelo e atriz. Munido de sua câmera e olhar apurado, Schiefferdecker registrou de perto a rotina cheia de personagens interessantes e enigmáticos. É essa história, um ano compilado em uma noite, que o fotógrafo conta na sua exposição The Other Night, que entra em cartaz em Porto Alegre na próxima semana, de 7 a 18 de novembro, na Galeria Bolsa de Arte (Rua Visconde do rio Branco 365).
Com curadoria de Diógenes Moura e produção cultural de Norton Flores, a exposição apresenta com exclusividade 32 obras do fotógrafo. “A série pode ser vista como um filme noir onde a câmera é o objeto do desejo entre o fotógrafo e a personagem principal. Um não existe sem o outro. É uma série direta, uma procura onde a resposta estará sempre no olhar do espectador”, explica o curador.
Formado em Computação Gráfica, pela UCLA, Los Angeles, e em Multimídia, na Vancouver Film School, Henrique trocou São Paulo, sua cidade natal, por Nova York em 2010. Lá, participou durante um ano de um programa no ICP, International Center of Photography. Recentemente fotografou campanhas para Bulova e vem desenvolvendo seu projeto pessoal Natural Beauties, sobre mulheres na natureza, que deu origem ao projeto da N. Editions, que traz o nu feminino sob a ótica de 12 fotógrafos, entre eles Bob Wolfenson, Cecilia Duarte, Alex Batista, Gil Noue e Paulo Vainer. Atualmente, mora e trabalha entre São Paulo, Nova Iorque e Berlim, fotografando para publicações como The Imagista, Harper’s Bazaar, Top magazine entre outros.