Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Hillary Clinton descarta se candidatar à Casa Branca nas eleições de 2020

Compartilhe esta notícia:

Questionada se pretende se candidatar a novas funções públicas no futuro, Hillary evitou descartar totalmente essa possibilidade. (Foto: Reprodução)

A democrata Hillary Clinton descartou se candidatar às eleições presidenciais americanas de 2020. A ex-secretária de Estado perdeu para Donald Trump no pleito de 2016.

“Não vou aspirar (à presidência), mas seguirei trabalhando, me expressando e defendendo o que acredito”, disse Hillary durante uma entrevista à emissora News 12, de Nova York. “Quero ter certeza que o povo entenda que seguirei me expressando”, acrescentou. “Não irei a parte alguma. O que está em jogo em nosso país, as coisas que estão acontecendo agora, me preocupam muito.”

A ex-senadora se reuniu com várias personalidades democratas que cogitam se candidatar às primárias do partido na disputa pela Casa Branca em 2020. Entre eles, está o vice-presidente de Barack Obama, Joe Biden.

“Eu disse a cada um deles que não há nada garantido, embora tenhamos uma lista grande de problemas reais e promessas não cumpridas por esse governo que precisam ser esclarecidos”, afirmou Hillary.

Questionada se pretende se candidatar a novas funções públicas no futuro, ela evitou descartar totalmente essa possibilidade. “Acredito que não, mas amo viver em Nova York e estou muito agradecida de ter tido a oportunidade de ser senadora por oito anos e trabalhar com o povo no nosso Estado”, disse ela.

Maioria na Câmara

O Partido Democrata obteve a maioria na Câmara dos Deputados, elegendo um grupo diverso e rejuvenescido, o que confirma uma tendência. Nos últimos anos, principalmente após a eleição de Donald Trump, o partido vem se tornando menos moderado e caminhando mais para a esquerda, o que pode ser um obstáculo na corrida presidencial de 2020

Em entrevista ao Estado, Steve Bannon, ex-estrategista de Trump, disse que a radicalização dos democratas, que ele chama de “socialistas”, é uma reação à eleição de 2016. A guinada se dá não só nos novos membros, mas também nas bandeiras do partido, o que pode ser um desafio para os candidatos no ano que vem.

Pela primeira vez, a maioria (51%) dos democratas consultados pelo instituto Gallup se define como esquerdista. Em 1994, metade se dizia moderada, enquanto a outra metade se dividia entre esquerdistas e conservadores.

Novo rosto

Alexandria Ocasio-Cortez é a mais jovem deputada eleita para a Câmara e parte da ala mais à esquerda do partido. Rapidamente, AOC, como é chamada, se tornou uma das principais vozes democratas, usando com maestria as redes sociais.

Ocasio-Cortez é o rosto por trás do projeto apelidado de “Green New Deal”, um ambicioso plano ambiental, apresentado em fevereiro, que propõe um novo modelo que elimine a poluição, enfrente a mudança climática e transforme a economia por meio da adoção de energias limpas e renováveis até 2050.

“Os democratas estão cada vez mais à esquerda e, provavelmente, AOC seja a face mais visível deste movimento”, diz Gary Nordlinger, especialista em estratégia política e professor da Universidade George Washington.

Segundo ele, a guinada é um teste para os democratas. Ocasio-Cortez foi eleita por um distrito do Estado de Nova York predominantemente democrata. Em tese, isso lhe dá mais liberdade para defender pautas radicais sem correr o risco de perder o mandato.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O governo do Rio Grande do Sul propõe uma economia de 530 milhões de reais em despesas neste ano
Democratas abrem investigação contra Donald Trump e pedem documentos de seus filhos e do genro
https://www.osul.com.br/hillary-clinton-descarta-se-candidatar-a-casa-branca-nas-eleicoes-de-2020/ Hillary Clinton descarta se candidatar à Casa Branca nas eleições de 2020 2019-03-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar