Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Holanda propõe proibição de véus islâmicos em locais públicos

Compartilhe esta notícia:

A cobertura facial ideal é a burca azul, que era obrigatória para as mulheres em público entre 1996 e 2001. (Crédito: Reprodução)

A Holanda apresentou  uma lei que proíbe o uso do véu integral islâmico em alguns lugares públicos, como escolas, hospitais, prédios estatais e transportes públicos, de todo o país. A medida, apresentada pelo primeiro-ministro Mark Rutte, deve ser aprovada pelo Parlamento. São considerados véus integrais a burca, que deixa apenas uma tela para respiração, e o niqab, com uma pequena abertura para os olhos.

A proibição não se aplica, no entanto, às ruas, exceto em “situações específicas em que exista a necessidade de que as pessoas sejam vistas”. A proposta inclui a possibilidade de impor multas de até  405 euros (cerca de 1,4 mil reais) em caso de descumprimento da lei.

A proposta holandesa “parte do princípio que, em um país livre como a Holanda, todo mundo tem o direito de se vestir como quiser, mas esta liberdade está limitada unicamente em situações nas quais é essencial que uma pessoa possa olhar outra em prol da segurança”.

Rutte disse que o governo “tentou encontrar um equilíbrio” entre as duas coisas e descartou qualquer ofensa ao islamismo. “A lei não tem nenhum contexto religioso.” (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Conselho de Segurança vota neste sábado as novas sanções à Coreia do Norte
A Colômbia se prepara para receber até dois milhões de venezuelanos
https://www.osul.com.br/holanda-propoe-proibicao-de-veus-islamicos-em-locais-publicos/ Holanda propõe proibição de véus islâmicos em locais públicos 2015-05-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar