Terça-feira, 28 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de junho de 2016
Um homem de Presidente Prudente (SP), que não teve a idade divulgada, passou por telefone a senha e o código de segurança de seu cartão bancário para uma pessoa que se passou por funcionária da agência na qual possui conta e levou um golpe de 17 mil reais.
A vítima recebeu a ligação de uma mulher, que se passou por uma atendente bancária e questionou o homem se ele havia feito compras em Campinas (SP). O dono dos dados bancários respondeu que não, momento em que a mulher afirmou que “estavam usando seu cartão para compras de valor muito alto”, o que havia motivado o contato da mesma. Como já havia passado por situação semelhante, o homem ficou pensando sobre o assunto, entretanto, “deixou passar”.
Mas no mesmo dia a suposta funcionária da agência voltou a ligar e disse que pagamentos e transferências estavam sendo feitos pela internet. Ela perguntou à vítima se a mesma tinha interesse em bloquear o cartão, mas que, para isso, precisaria digitar a senha e precisaria informar os códigos do cartão. O homem concordou e passou os dados.
Cerca de uma hora depois, várias mensagens via celular passaram a chegar para a vítima, avisando sobre transações feitas de sua conta. Foi então que o homem ligou para a Central de Atendimento da agência bancária e narrou o ocorrido. O atendente afirmou que 4.999,35 reais haviam sidos transferidos de sua conta, além de uma solicitação de empréstimo no valor de 12 mil reais.
A agência também informou, conforme a polícia, que conseguiria creditar o valor transferido para sua conta novamente e que, como não houve tempo hábil para o depósito, o banco estornaria o valor do empréstimo. O atendente passou o nome do titular da conta para a qual o dinheiro seria encaminhado.