Sexta-feira, 02 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Homem que jogou garrafa de vidro em Milei durante a posse do novo presidente da Argentina é preso

Compartilhe esta notícia:

Gastón Ariel Mercanzini, de 51 anos, é acusado de jogar o objeto enquanto o presidente seguia em direção à Casa Rosada. (Foto: Reprodução)

A polícia da cidade de Buenos Aires prendeu nessa terça-feira (12) o homem que teria jogado uma garrafa de vidro em Javier Milei, durante sua posse presidencial, no domingo. O caso aconteceu enquanto o mais novo líder da Argentina seguia em direção à Casa Rosada em um carro conversível, acompanhado de sua irmã e nova secretária-geral da Presidência, Karina Milei, informaram as autoridades da capital. O suspeito foi identificado como Gastón Ariel Mercanzini, de 51 anos.

“A Polícia da Cidade acaba de prender o suposto agressor do presidente Javier Milei. Ela já está à disposição da Justiça”, declarou o chefe da segurança municipal, Waldo Wolf, em um comunicado.

A agressão ocorreu minutos após o ultraliberal prestar juramento no Congresso Nacional argentino e fazer seu primeiro discurso. O objeto chegou a passar próximo à cabeça de Milei e, no geral, não foi notado pela maior parte das testemunhas no local. Apesar disso, usuários das redes sociais chamaram a atenção para o ataque e, posteriormente, foi divulgada a imagem de um dos seguranças que ficou ferido.

O guarda, conforme publicado pelo La Nación, precisou ser afastado enquanto a caravana seguia seu trajeto de pouco mais de 2 km. A vítima sofreu um corte leve e foi atendida pelos médicos na própria presidencial.

Mercanzini foi detido no momento da agressão pelo Departamento de Intervenções Rápidas, que estava em serviço durante a cerimônia de posse, mas foi liberado no mesmo dia, já que não havia elementos constitutivos de crime entre seus pertences, e nenhum dos presentes fez qualquer denúncia. As autoridades também consultaram o sistema de antecedentes e não foram constatados impedimentos legais vigentes.

A Justiça federal, contudo, ordenou a captura do homem, que a mídia associa aos grupos de oposição.

“Eu não queria machucar ninguém”, declarou o suposto agressor, enquanto os policiais o levavam algemado para uma viatura.

Mercanzini possui antecedentes por dano agravado, tendo sido detido em 5 de julho deste ano. Ele recuperou a liberdade nas últimas semanas. As informações sobre ele foram enviadas ao Juizado Criminal e Correcional Federal Nº 12, que investiga o caso.

Em 2022, quando ainda era vice-presidente, Cristina Kirchner sofreu um ataque fracassado fora de sua casa, em Buenos Aires. Um homem que se passou por apoiador e que esperava para cumprimentá-la apontou uma arma para sua cabeça, mas o dispositivo não disparou.

Posse

Milei, um ultraliberal autoproclamado de 53 anos, chegou ao poder com a promessa de resgatar a Argentina de sua grave crise econômica e anunciou a aplicação de um rígido programa de austeridade, o que gerou polarização no país sul-americano.

Minutos após o ocorrido, o novo presidente pediu para parar o conversível e falar com as pessoas. Os guarda-costas correram atrás dele e o cercaram, permitindo que ele se aproximasse para cumprimentar alguns dos manifestantes. A cena se repetiu quando ele chegou ao destino e desceu para ver um cachorro que se afastou de sua tutora.

Ao chegar à Casa Rosada, Milei recebeu líderes de todo o mundo, como os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky; do Paraguai, Santiago Peña; do Chile, Gabriel Boric; do Uruguai, Luis Lacalle Pou; e do Equador, Daniel Novoa. Também estiveram presentes o rei da Espanha, Felipe VI, o ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi representado pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira.

Seis horas após receber os atributos de mando, os nove ministros e o chefe de Gabinete, Nicolás Posse, prestaram juramento em uma cerimônia no Salão Branco da Casa Rosada. O evento foi cercado de polêmica, já que a transmissão foi feita por sistema fechado e não foi permitida a entrada de jornalistas credenciados. As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Hackers afiliados ao Exército chinês invadiram sistemas computacionais de cerca de uma dúzia de entidades críticas ao longo do ano passado
Novo presidente argentino põe fim ao home office no funcionalismo público e determina a revisão de cargos e contratos
https://www.osul.com.br/homem-que-jogou-garrafa-de-vidro-em-milei-durante-a-posse-do-novo-presidente-da-argentina-e-preso/ Homem que jogou garrafa de vidro em Milei durante a posse do novo presidente da Argentina é preso 2023-12-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar