Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Homenagem ao bibliófilo Waldemar Torres integra a programação oficial da 62.ª Feira do Livro de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Waldemar Torres. Crédito: Dulce Helfer/agencia RBS

 

Acontece nesta quarta-feira, dia 9 de novembro, às 16h30, na Sala Leste do Santander Cultural, um evento em homenagem ao bibliófilo Waldemar Torres, falecido em abril deste ano. Os amigos e parceiros de vida Armindo Trevisan, Maria Carpi, Olívio Dutra e Paulo Flávio Ledur se reúnem para discutir sobre a bibliofilia e a arte de colecionar e ler livros.

Segundo o amigo Paulo Ledur, um dos desejos do colecionador de livros era conseguir formar novos verdadeiros bibliófilos. Mais do que lazer, para ele, a atividade era um caminho para a cultura. “Acreditamos que a melhor homenagem que podemos fazer ao amigo é difundir seu generoso conceito de bibliofilia, que incluía a disponibilização dos acervos à coletividade”, diz o editor.

Considerado um dos maiores bibliófilos do Brasil, Torres se encantou pela bibliofilia nos anos 1980 e, desde então, se dedicou a pesquisar e colecionar obras de autores do modernismo brasileiro. Contabilizava em seu acervo um vasto volume de informações e trabalhos de escritores como Manuel Bandeira, Mario de Andrade, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Rachel de Queiroz, Cecília Meireles, Mario Quintana, Erico Verissimo, Rubem Braga, Jorge Amado, Clarice Lispector e outras centenas de nomes. Waldemar era responsável ainda pela maior filmografia da literatura brasileira do século 20.

Paulista, o colecionador se transferiu para a Capital gaúcha no final dos anos 1990, junto com sua biblioteca, que chegou a Porto Alegre por vias aérea e terrestre. Os livros mais valiosos vieram em pesadas malas de mão. Entre eles, Opus 10, de Manuel Bandeira, que teve edição de apenas 20 exemplares, assim como outros títulos autografados do amigo João Cabral. Ele cuidava destas e de outros milhares de obras com o mesmo zelo de quem protege uma joia.

O QUÊ: bate-papo com amigos e parceiros de vida de Waldemar Torres sobre bibliofilia.

QUANDO: quarta-feira, 9 de novembro, às 16h30.

ONDE: Sala Leste do Santander Cultural, durante a programação oficial da 62.ª Feira do Livro de Porto Alegre.

QUANTO: entrada franca.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

“100 melhores filmes brasileiros” terá lançamento em Porto Alegre
Mahindra Tratores assume operações no Brasil com foco em crescimento
https://www.osul.com.br/homenagem-ao-bibliofilo-waldemar-torres-integra-a-programacao-oficial-da-62-a-feira-do-livro-de-porto-alegre/ Homenagem ao bibliófilo Waldemar Torres integra a programação oficial da 62.ª Feira do Livro de Porto Alegre 2016-11-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar