Domingo, 19 de setembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
21°
Thunder in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Homenagens oficiais marcam as despedidas aos dois bombeiros gaúchos mortos no incêndio no prédio da Secretaria da Segurança Pública

Compartilhe esta notícia:

Velório contou com a presença do governador Eduardo Leite (C). (Foto: Felipe DV/Palácio Piratini)

Em cerimônia com familiares, colegas, amigos e autoridades em Porto Alegre, foram velados e conduzidos para cremação na tarde desta quinta-feira (22) os corpos dos dois bombeiros mortos durante combate a incêndio no edifício-sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no bairro Floresta. Homenagens e manifestações oficiais marcaram a despedida.

O primeiro-tenente Deroci de Almeida da Costa, 46 anos, e ao segundo-sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, 51 anos, foram encontrados sem vida na noite de quarta-feira (21), uma semana após as chamas consumirem o prédio. Ambos os cadáveres estavam próximos um do outro, sob uma grande pilha de escombros.

Pela manhã, o governador Eduardo Leite já havia decretado luto oficial de três dias no Estado. A mesma medida foi determinada em Porto Alegre pelo prefeito Sebastião Melo.

“Precisamos prestar a devida homenagem aos nossos dois bombeiros, que infelizmente foram devolvidos sem vida às suas famílias, mas permitindo a essas famílias que façam a merecida despedida e a justa homenagem ao tenente Almeida e ao sargento Munhós, nessa nobre missão em que juram colocar a própria vida em risco para salvar outras”, frisou Leite.

Além disso, a Assembleia Legislativa entregará a Medalha do Mérito Farroupilha às famílias dos bombeiros no começo do mês que vem, em data a confirmar. A solenidade deve ser realizada no auditório do Parlamento ou em um espaço aberto, se as condições meteorológicas permitirem.

Quem também discursou foi o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que acumula o cargo de titular da Secretaria da Segurança Pública: “Nosso enorme reconhecimento e respeito ao tenente Almeida e ao sargento Munhós, dois bravos e heroicos bombeiros que perdemos. Nosso agradecimento e admiração, também,  a todos os agentes que atuaram nas buscas, de forma ininterrupta, durante uma semana”.

Velório

Realizado na sede do 1º Batalhão de Bombeiro Militar, no bairro Praia de Belas, o velório contou com a presença do governador Eduardo Leite e do vice Ranolfo Vieira Júnior, que acumula o cargo de titular da SSP.

Em frente aos caixões foram colocados os capacetes de cada vítima, posteriormente entregues às respectivas famílias junto com a bandeiras do Rio Grande do Sul utilizadas na cerimônia. As peças foram repassadas pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), por meio de quatro colegas de corporação.

Às 17h, uma guarda-de-honra composta por 18 cadetes abriu um corredor humano, em posição de sentido e por ali foram conduzidos os mortos. Ao toque de corneta, os cadetes prestaram continência e uma salva de tiros cortou o silêncio.

Em seguida, os caixões foram transportados até o Crematório Martinho Lutero, de Canoas, em um cortejo acompanhado por outras 11 viaturas dos bombeiros, além de veículos da Brigada Militar e Polícia Civil. Em todo trajeto, batedores da BM e da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) deram apoio logístico, com bloqueios de trânsito.

Trajetórias

Com mais de 30 anos de serviço, o segundo-sargento Munhós já tinha condições de se aposentar e estava de folga no dia do incêndio, mas foi até o local para ajudar voluntariamente no combate às chamas. Aos 51 anos, ele morava em Viamão (Região Metropolitana de Porto Alegre), era casado e tinha uma filha.

Já o tenente Almeida tinha quase 23 anos de profissão e era o oficial responsável por coordenar as equipes e viaturas  dos bombeiros durante o incidente. Ambos tinham a missão de evacuar o prédio e preservar a vida dos servidores. Com 46 anos de idade, ele deixa viúva e dois filhos.

(Marcello Campos)

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

seapdr
Secretaria da Agricultura alerta para novos golpes contra prefeituras e produtores rurais
De cada três gaúchos em idade adulta, um já completou o esquema de imunização contra o coronavírus
Deixe seu comentário
Pode te interessar