Segunda-feira, 10 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Hospitais gaúchos da rede pública vão receber 100 cilindros de oxigênio doados pela Petrobras

Compartilhe esta notícia:

Último voo com as doses da vacina produzida pelo Butantan chegou por volta das 6h30min desta sexta na Capital

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Secretaria Estadual da Saúde está definindo as instituições a serem contempladas. (Foto: Marilia Bissigo/SES)

Nesta sexta-feira (14), a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul recebeu 100 cilindros de oxigênio para destinação a hospitais da rede pública. O lote foi doado pela Petrobras. Segundo a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE), Lisiane Fagundes, as instituições a serem contempladas estão sendo definidas.

“Estamos verificando quais hospitais que prestam serviço pelo SUS [Sistema Único de Saúde] apresentam mais dificuldades em relação ao insumo, para realizar a distribuição destes cilindros na próxima semana”, frisou, acrescentando que:

“Nós acompanhamos a situação dos estoques de oxigênio na rede hospitalar pública do Rio Grande do Sul. Em alguns lugares, no auge da pandemia, em março, identificamos um alto consumo de oxigênio”.

Os cilindros de oxigênio são usados para ventilação mecânica em pacientes com problemas respiratórios graves (principalmente por causa do coronavírus), internados em unidades de terapia intensiva (UTIs).

A gerente-executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Olinta Cardoso, também se manifestou:

“Na Petrobras, temos atuado integrando esforços com a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada com o intuito de agir com solidariedade neste momento tão difícil. Estamos empenhados em ajudar a sociedade brasileira contra os efeitos da pandemia e acreditamos ser fundamental aumentar a oferta de oxigênio para salvar vidas”.

Mais vacinas

Entre a noite de quinta-feira e a manhã desta sexta-feira, dois voos trouxeram ao Rio Grande do Sul mais 427,4 mil doses de vacinas contra o coronavírus enviadas pelo Ministério da Saúde. Os dois lotes incluem 190 mil unidades da Coronavac que devem ajudar a reduzir no Estado o déficit de imunizantes para a segunda injeção.

“Com a chegada dessas vacinas, precisamos fazer um grande mutirão pela vacinação no fim de semana em todo o Estado. Não podemos parar um segundo sequer”, ressaltou a diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, Ana Costa.

Na remessa da noite de quinta, também estavam 237,25 mil doses da vacina de Oxford, produzida pelo laboratório britânico Astrazeneca em parceria no País com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ). O lote ficou retido pela SES para garantir aplicações em segunda dose, mas uma outra cota que já estava separada começou a ser distribuída aos municípios.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Governo do Estado oficializa promoções de servidores da segurança pública e administração penitenciário
Número de feminicídios no Estado cresceu mais de 50% na série histórica do mês de abril
https://www.osul.com.br/hospitais-gauchos-da-rede-publica-vao-receber-100-cilindros-de-oxigenio-doados-pela-petrobras/ Hospitais gaúchos da rede pública vão receber 100 cilindros de oxigênio doados pela Petrobras 2021-05-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar