Terça-feira, 02 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de dezembro de 2025
Equipes multidisciplinares lideradas pelos médicos gaúchos Eduardo Saadi e Rodrigo Saadi realizaram nesta semana no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, a primeira cirurgia cardíaca com uso de equipamento robótico robô no Rio Grande do Sul. O paciente é uma mulher de 74 anos e que apresenta boa recuperação.
A idosa apresentava uma condição genética rara associada a sangramentos e arritmia. Diante das limitações impostas pelas alternativas tradicionais, os cirurgiões cardiovasculares optaram pela abordagem robótica, que permite operar sem incisões, com maiores precisão e segurança, menor impacto ao paciente e um processo mais rápido de recuperação.
De acordo com os profissionais envolvidos no procedimento, trata-se de um avanço significativo no rol de tratamentos minimamente invasivos para indivíduos que não podem se submeter a operações convencionais. Com a palavra, Eduardo Saadi, chefe de departamento especializado na instituição de saúde onde foi realizada a operação e que também atua como professor:
“Com essa inovação, o Estado se consolida como uma referência em terapias avançadas para doenças cardiovasculares. A tecnologia robótica amplia o arsenal terapêutico para esse tipo de operação, que já conta com procedimentos transcateter e cirurgias minimamente invasivas com vídeo”.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul