Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Hospital é condenado por amputar dedo de paciente sem consentimento

Compartilhe esta notícia:

Justiça condenou o Hospital Municipal de Doverlândia, em Goiás, a indenizar um motociclista que teve o dedo indicador amputado em 32 mil reais. (Foto: Reprodução)

O Hospital Municipal de Doverlândia, cidade do interior do Goiás, foi condenado pela Justiça a indenizar em  32 mil reais, por danos morais e estéticos, um jovem que teve o dedo indicador amputado durante atendimento sem dar sua autorização ao procedimento cirúrgico. A vítima sofreu um acidente de motocicleta e havia ficado inconsciente.

As informações foram divulgadas pelo site do Tribunal de Justiça de Goiás. O juiz substituto em segundo grau Maurício Porfírio Rosa, responsável pela decisão, afirmou que ao levar o motociclista para Goiânia – a cerca de 400 quilômetros de Doverlândia –, para que o homem continuasse sob atendimento emergencial, o dedo não foi levado para reimplante. Porfírio Rosa considerou ainda que a família do paciente, que estava no hospital, não foi comunicada da amputação.

Anuência verbal. 

A defesa do hospital alegou no processo que houve “anuência verbal” do paciente para prosseguir com a amputação. Ao analisar os autos, Porfírio Rosa destacou que testemunhas, inclusive uma enfermeira, confirmaram a ausência de autorização por parte da vítima e de seus acompanhantes.

Em primeiro grau o motociclista já havia conseguido sentença favorável. O hospital apelou, mas o juiz substituto em segundo grau manteve a sentença:  20 mil reais para danos morais,  12 mil reais, para danos estéticos. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Morre o diretor-presidente da Porto Alegre Clínicas, Alexandre Diamante
Jovem chama atenção de gorila com fotos no celular
https://www.osul.com.br/hospital-e-condenado-por-amputar-dedo-de-paciente-sem-consentimento/ Hospital é condenado por amputar dedo de paciente sem consentimento 2015-09-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar