Segunda-feira, 01 de Março de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
23°
Partly Cloudy

Acontece Hospital São José realiza atividade alusiva ao Dia Mundial do AVC

Compartilhe esta notícia:

(Foto: banco de dados/ O Sul)

No Rio Grande do Sul, são estimados 15 mil casos de pessoas com AVC a cada ano e a mortalidade fica em torno de 11% das situações. Pessoas com complicações de hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes, sobrepeso/obesidade, portadores de outras doenças cardíacas, tabagistas, história familiar de AVC e/ou com AVCs prévios são mais suscetíveis a desenvolver um acidente vascular cerebral.

O Hospital São José – unidade de neurologia e neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – promove no dia 23 (às 18h, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa) a palestra gratuita O tempo é cérebro: entendendo o AVC. A atividade irá debater, entre outros temas, a importância do rápido diagnóstico e atendimento em caso de acidente vascular cerebral. “A pronta identificação dos sintomas e o correto encaminhamento aos hospitais de referência para o tratamento de AVC podem aumentar significativamente as chances do paciente não sofrer sequelas graves”, informa o chefe da unidade de AVC do Hospital São José, Ricardo Santin.

Entre os sintomas mais comuns, estão: perda de consciência, assimetria da face, (geralmente mais notada pela boca torta), perda de força, dificuldade de fala, confusão mental, alteração de marcha (dificuldade de caminhar por alteração do equilíbrio ou por perda de força nas pernas) e crises convulsivas.

“A prevenção do AVC consiste na adoção de hábitos de vida saudáveis, como realizar atividade física regularmente, reduzir o consumo de sal e gorduras e aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras”, aponta Santin. O especialista inclui, ainda, o controle do peso corporal e evitar o consumo de álcool e fumo.

Unidade de AVC do Hospital São José

O Hospital São José conta com o que há de mais avançado no tratamento do acidente vascular cerebral, através da sua Unidade de AVC: espaço de internação hospitalar com foco multidisciplinar no tratamento do paciente com AVC agudo. Ela proporciona atenção integral ao paciente e sua estrutura é adequada para o tratamento de pessoas que sofreram uma isquemia ou hemorragia cerebral. Esta unidade faz parte da Linha de Cuidados do AVC*, que engloba o cuidado integral do paciente desde o tratamento da fase aguda com trombólise até a alta, consultas ambulatoriais e a reabilitação. A unidade é composta por técnico de enfermagem, assistente social, enfermeira, psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta, neurologista, neurocirurgião, neurorradiologista clínico e neurorradiologista intervencionista.

*Linha do Cuidados do AVC: programa instituído pela portaria nº 665 do Ministério da Saúde, de 12 de abril de 2012, e parte integrante da Rede de Atenção às Urgências e Emergências.

Serviço:

Atividade: palestra O tempo é cérebro: entendendo o AVC

Data: 23 de outubro, às 18h

Local: Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa

Endereço: Av. Independência, 75

Entrada franca

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Novos tempos, novas demandas no mercado de imóveis
Moradores do Asilo Padre Cacique são presenteados com flores
Deixe seu comentário
Pode te interessar