Segunda-feira, 22 de setembro de 2025
Por Flavio Pereira | 19 de setembro de 2025
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
“Chegou a hora do HPS receber o apoio da bancada federal gaúcha”, afirma o coordenador da captação de recursos Diretor de Relações institucionais da Saúde de Porto Alegre, o advogado Paulo Guimarães, que coordena busca de parceiros para a ampliação do Hospital de Pronto Socorro. Sensível a esse projeto, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas agendou para segunda-feira um café da manhã com os integrantes da bancada federal gaúcha e deputados estaduais que estão engajados neste propósito. O objetivo é atrair emendas da bancada para o projeto. Antes, Guimarães já recebeu o apoio do presidente da Fundação Pró-HPS, Humberto Ruga, e da Fiergs, Federasul e Cremers, o Conselho Regional de Medicina, além de outras entidades, onde também tem a promessa de engajamento no projeto.
O pré-projeto de ampliação do Hospital de Pronto Socorro foi apresentado ao prefeito Sebastiao Melo nesta semana, De acordo com Paulo Guimarães, a nova estrutura terá oito andares em um terreno de 11 mil metros quadrados de área, com até 110 novos leitos.
Prefeitos Mainardi e Marroni reaquecem candidaturas de Pretto ao Piratini e Pimenta ao Senado
As pré-candidaturas de Edegar Pretto ao governo do Estado e do deputado federal Paulo Pimenta ao Senado foram reaquecidas ontem, graças a um movimento político feito pelos prefeitos Luiz Fernando Mainardi (Bagé) e Fernando Marroni (Pelotas) que estiveram em Brasília. Junto com Edegar Pretto, atual presidente da Conab, os dois prefeitos reafirmaram a pré-candidatura do deputado federal Paulo Pimenta ao Senado em 2026. Otimista, Mainardi disse ontem que na sua conta no Instagram, que “com diálogo e determinação vamos construir a unidade do campo popular para reeleger Lula em 2026 e levar o PT e o povo gaúcho de volta ao Piratini.”
Câmara tem 10 dias para prestar esclarecimentos ao STF
Numa decisão que surpreendeu a muitos juristas e parlamentares, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, despachando ação do deputado Kim Kataguiri (União-SP) que pretende suspender a tramitação legislativa, ignorou a independência e autonomia entre os poderes. Toffoli determinou que a Câmara dos Deputados preste informações em 10 dias sobre a tramitação da PEC (Proposta de emenda à constituição) que regulamenta a autorização para o processo de parlamentares.
A reciproca é verdadeira?
Imagine-se o oposto: o Congresso Nacional determinando que o STF preste informações em 10 dias, sobre determinado processo que tramita na Corte. Seria o caso de indagar, se ainda está em vigor artigo 2º da Constituição Federal: “São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.”
Usina do Gasômetro: prefeito Sebastião Melo sugere duas opções para a União
Para garantir o uso cultural da Usina do Gasômetro, onde pretende implantar um projeto de Parceria Público-Privada (PPP), o prefeito de Porto Alegre apresentou duas alternativas para o governo federal, proprietário do imóvel: o repasse do terreno onde está instalado o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), na Lomba do Pinheiro, de interesse do governo federal, ou a possibilidade de a União ressarcir os investimentos municipais e assumir diretamente a gestão da usina.
STF define calendário de visitas a Jair Bolsonaro
Atendendo a pedido da defesa de Jair Bolsonaro, feito na segunda-feira (15), ao STF, o ministro Alexandre de Moraes definiu as autorizações pata visitas em sua residência:
– Bruno Scheid – 19/9
– Adolfo Sachsida – 19/9
– Rodrigo Valadares – 22/9
– Rogério Marinho – 23/9
– Sóstenes Cavalcante – 24/9
– Valdemar Costa Neto – 25/9
– Wilder Moraes – 26/9
– Tarcísio de Freitas – 29/9
Governo dos EUA declara que ANTIFA é organização terrorista internacional
A organização extremista grupo ANTIFA, com conteúdo ideológico e atuação nazi-fasci-comunista, foi considerada uma organização terrorista pelo governo dos Estados Unidos. O anúncio foi feito pelo próprio presidente Donald Trump:
“Tenho o prazer de informar aos nossos muitos patriotas dos EUA que estou designando ANTIFA, UM DESASTRE DOENTIO, PERIGOSO E RADICAL DA ESQUERDA, COMO UMA GRANDE ORGANIZAÇÃO TERRORISTA. Também recomendarei fortemente que aqueles que financiam o ANTIFA sejam minuciosamente investigados de acordo com os mais altos padrões e práticas legais”.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.