Sexta-feira, 20 de março de 2026
Por Redação O Sul | 15 de fevereiro de 2016
O resultado final das primárias de New Hampshire confirmaram o pior pesadelo de Hillary Clinton: ela foi derrotada por mais de 21 pontos percentuais por Bernie Sanders. Sua vitória por apenas 0,3 ponto percentual em Iowa já havia alertado seus apoiadores, mas agora o senador surfa com o bom resultado e cada vez mais é uma ameaça concreta à nomeação de Hillary, tida como praticamente certa depois que o vice-presidente Joe Biden resolveu não entrar na disputa do Partido Democrata.
Ainda em New Hampshire, ela admitiu que sua campanha passaria “por uma revisão” após a primária da semana passada. Ela ainda tentava minimizar a derrota, afirmando que Sanders se beneficiava de ser próximo ao Estado – é senador pelo vizinho Vermont – e por tratar-se de um local com população mais branca e progressista do que a média nacional.
Hillary se fia no forte apoio que tem entre latinos e negros, com peso relevante na Carolina do Sul, com primárias democratas marcadas para o próximo dia 27. Aliados da ex-secretária de Estado formam uma coalizão com mais de 25 milhões de dólares para ampliar os esforços para registrar eleitores negros e latinos.
Além do impulso de Sanders, Hillary talvez não possa contar com um apoio tão incondicional destes grupos. O discurso do senador contra bilionários é forte na Carolina do Sul, onde quase um em cada cinco cidadãos está abaixo da linha da pobreza.
(AG)
Os comentários estão desativados.