Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
27°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Idosa de 82 anos fica 2 dias presa após filho deixar de pagar pensão

Compartilhe esta notícia:

Lei da pensão alimentícia é rígida e prevê responsabilização dos avós. (Crédito: Reprodução)

Uma idosa de 82 anos foi presa no município de América Dourada, na Bahia, após o filho deixar de pagar a pensão alimentícia de seu neto. O marido da idosa também teve o mandado de prisão expedido pela Justiça, mas segundo a polícia, o homem faleceu há dois meses. Conforme a delegada Marisilva Barreto, o mandado de prisão foi executado por um oficial de Justiça da comarca do município vizinho de João Dourado, que considerou que o filho da idosa não tinha condições de pagar a pensão. Nestes casos, a lei diz que os avós podem ser responsabilizados pela dívida do filho.

Filho estaria viajando quando mãe foi presa. 

De acordo com informações da delegada, a idosa foi presa em casa, no distrito de Soares, e só foi liberada da delegacia dois dias depois, após familiares pagarem a pensão em atraso. O valor devido não foi informado. De acordo com a polícia, familiares informaram que o filho da idosa estaria viajando no momento em que a mãe foi presa. O rapaz não teve identidade divulgada. Parentes também disseram que a idosa é aposentada que não tem condições de pagar a pensão, mas mesmo assim foi levada para delegacia.

Lei mais rigorosa. 

A nova lei de pensão alimentícia, que começou a valer em março deste ano, é mais rigorosa para quem atrasa o pagamento da pensão para os filhos. Quando a mãe entra na Justiça pedindo a pensão, o juiz analisa a necessidade da criança e a possibilidade de quem vai pagar para depois fixar um valor. Caso haja atraso no pagamento, a mãe pode entrar com uma ação de execução de alimentos, e o pai da criança pode ser preso e ter o nome na lista do SPC e da Serasa.

Responsabilização dos avós. 

O devedor pode pegar até três meses de prisão em regime fechado. A pena não livra a pessoa da dívida, mas ela poderá ser solta a qualquer momento se quitar o débito. Os avós podem ser responsabilizados pela dívida, mas somente quando os pais da criança não têm condições de arcar com a pensão. Marisilva informou que, apesar do pagamento da pensão ter sido realizado, ainda pretende ouvir o filho da idosa. “Orientei a família para que possa trazê-lo aqui para que também possa dar uma lição de moral nele. Será ouvido e, depois, o caso vai para a comarca”, afirmou. (AG)

tags: polícia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mulher de marqueteiro do PT diz à Operação Lava-Jato que recebeu recursos não declarados da campanha de Dilma em 2014
Ex-presidente da Andrade Gutierrez terá que complementar delação premiada
https://www.osul.com.br/idosa-de-82-anos-fica-2-dias-presa-apos-filho-deixar-de-pagar-pensao/ Idosa de 82 anos fica 2 dias presa após filho deixar de pagar pensão 2016-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar