Segunda-feira, 13 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de junho de 2016
Uma idosa de 95 anos deixou o Hospital Vera Cruz, em Sorocaba (SP), após passar mais de 60 anos internada. A paciente foi levada para São Paulo, onde passará a morar com um dos filhos. De acordo com o prontuário da paciente, a primeira internação aconteceu em abril de 1952 no Hospital Psiquiátrico do Juquery, em Franco da Rocha (SP).
Ela ficou no local até 2006, quando foi transferida para o Hospital Mental, em Sorocaba. O local foi fechado em julho de 2014 e a idosa foi levada para o Vera Cruz. Com isso, ela se tornou a paciente mais velha a deixar o tratamento na cidade, segundo a coordenadora de Saúde Mental de Sorocaba, Mirsa Elisabeth Dellosi. A saída da idosa, que não teve a identidade divulgada, já vinha sendo discutida com a família da paciente após o filho demonstrar interesse em levar a mãe para casa.
De acordo com Mirsa, ele fez alterações na residência, como a construção de um quarto com banheiro. Ela também ressalta que informações da família davam conta de que a mãe havia sido internada quando o filho, que a levou para morar em São Paulo, tinha dois anos de idade. Ao deixar o hospital, a idosa mostrando-se forte fisicamente, apesar da idade, sem conversa, acompanhou toda a movimentação atentamente.
Mirsa conta que, assim que o filho chegou, recebeu orientações dos profissionais, pegou medicamentos para a mãe e seguiram rumo a São Paulo. “Agora vamos pra casa mãe”, resumiu o filho.