Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 15 de agosto de 2017
Projeto bilíngue do Colégio Santa Inês é voltado para crianças a partir dos 4 anos. Segundo especialistas, essa é a melhor fase para iniciar o aprendizado de um novo idioma.
Como a infância é considerada por especialistas a melhor fase para começar a estudar um novo idioma, o Colégio Santa Inês coloca em prática a expansão das turmas do Projeto Bilíngue. Para 2018, a iniciação na língua inglesa, dentro do Projeto Bilíngue, começa no Nível 3 da Educação Infantil e vai até o 3º ano do Ensino Fundamental.
Entre os diferenciais dessa proposta, está a docência compartilhada, que acontece com a participação de duas professoras em sala de aula, simultaneamente. “Na prática, o bilinguismo e a alfabetização aproximados contribuem para o raciocínio lógico da criança, facilitando a fluidez da associação de ideias e o aprendizado cognitivo como um todo”, explica a coordenadora pedagógica geral do Colégio Santa Inês, Maria Waleska Cruz.
A disposição física das salas de aula bilíngues é mais um dos cuidados que a instituição oferece. Os estudantes contam com um ambiente organizado em áreas temáticas que otimizam a compreensão e o aprendizado, além de aspectos cognitivos, como a interação e a ludicidade. De acordo com a professora Maria Waleska, o exercício é de perspectiva complementar. “Nesse processo, as coisas acontecem simultaneamente, desde o planejamento até a mediação com as crianças. A vivência permite aos estudantes uma imersão que passa ao largo da mera e habitual repetição de conteúdo a ser memorizado”, conclui.
Atualmente, a instituição conta com 210 estudantes no Projeto Bilíngue, sendo 94 no 1º ano do Ensino Fundamental, 60 no 2º ano e 60 na Educação Infantil.