Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Implantes dentários piratas causam dor e deformação no rosto

Compartilhe esta notícia:

Procedimentos revolucionários envolvendo estética e funcionalidade serão discutidos dias 24 e 25 próximos. (Crédito: Reprodução)

Os preços são baixos e é fácil comprar pela internet, mas componentes de implantes dentários piratas podem causar sérios riscos à saúde de pacientes. Um em cada três implantes dentários do Brasil é feito com material irregular, segundo a Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos Médicos e Odontológicos), ou seja, não tem certificação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Segundo país no mundo em número de intervenções do tipo, o Brasil registra 2,5 milhões de implantes por ano. “Além da dor, a questão estética me deixa muito magoada. Fiz o implante em busca de mais saúde e beleza, e o resultado é justamente o oposto”, afirma Cláudia (nome fictício), 43 anos, que fez vários implantes piratas de três anos para cá. Agora, trata-se para consertar os danos.

A comerciante Isabel Pereira Lima, 60, fez um implante dentário com material pirata há cinco anos. Ela perdeu os movimentos da boca e de músculos do rosto. “O dentista usou material de má qualidade e aplicou a prótese torta, então, alguns nervos da região da boca foram rompidos.”

Para Rodolfo Cândia, 56, diretor da Abimo, a culpa é de profissionais gananciosos. “Todo dentista sabe quais fabricantes são certificados, porque há etiquetas de identificação.”

Cândia também aponta outros riscos desses implantes: “A gengiva é muito vascularizada. Se um componente tem bactérias, vão cair na corrente sanguínea e podem descolocar para qualquer parte do corpo, inclusive coração, pulmões e rins”.

Sites de comércio eletrônico oferecem vários componentes de próteses dentárias. Em um deles há mais produtos que não têm registro na Anvisa. A reportagem testou o material e conseguiu encomendar um parafuso de titânio por 17 reais.

Uso de componentes certificados.

A Anvisa diz fiscalizar produtores e comerciantes, mas não detalha como faz isso. A Abimo alerta dentistas sobre a importância do uso de componentes certificados. A recomendação é pedir ao dentista a embalagem dos componentes. Todos os produtos devem conter três etiquetas da Anvisa com códigos de barras. Exija uma das vias. (Folhapress)

 

Arte:  Folhapress

Arte: Folhapress

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Falar sozinho não é defeito. Tem até aspectos positivos
“Depressão do Facebook” leva viciados a procurar tratamento
https://www.osul.com.br/implantes-dentarios-piratas-causam-dor-e-deformacao-no-rosto/ Implantes dentários piratas causam dor e deformação no rosto 2015-07-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar