Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de dezembro de 2025
Jornais chamaram atenção para confusão antes da votação e possível redução de pena de Jair Bolsonaro
Foto: ReproduçãoA aprovação do “PL da Dosimetria” na Câmara dos Deputados foi destaque na imprensa internacional. O projeto de lei reduz as penas dos envolvidos na trama golpista e nos atos do 8 de Janeiro, incluindo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Diversos portais, incluindo o Le Monde, da França, o El País, da Espanha, e o Washington Post, dos Estados Unidos, chamaram atenção exatamente para o fato de o projeto poder reduzir a pena de Bolsonaro.
O Le Monde, inclusive, relatou que houve confusão na Câmara na terça-feira (9), pontuando que o deputado federal Glauber Braga (PSOL) teve que ser retirado à força pela polícia após ocupar a cadeira da Presidência da Casa Legislativa.
O DW, da Alemanha, ressaltou que a votação aconteceu poucas semanas após Bolsonaro começar a cumprir a sentença de 27 anos de prisão. De toda forma, reforçou que a medida ainda precisa passar pelo Senado.
“A decisão surge menos de um mês depois de Bolsonaro ter começado a cumprir sua pena de 27 anos por tentar, sem sucesso, iniciar uma revolta contra seu sucessor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após perder a eleição de 2022”, afirma a reportagem.
O Washington Post informou que o projeto de lei precisaria, em última instância, receber a sanção de Lula, mas ponderou que o petista deve vetá-lo.
“Os parlamentares votaram 291 a 148 a favor do projeto de lei que reduziria as penas de prisão para todos os condenados — incluindo Bolsonaro — em conexão com o motim de 8 de janeiro de 2023, quando os apoiadores de Bolsonaro invadiram prédios do governo na capital, Brasília”, diz a matéria.
Já o El País avaliou que “a medida do Congresso de reduzir as penas do ex-presidente visa neutralizar a pressão da família Bolsonaro” para a aprovação de uma anistia.