Domingo, 24 de Janeiro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
29°
Partly Cloudy

Brasil Imprensa internacional repercute medida do governo do RJ

Compartilhe esta notícia:

Agência de notícias Reuters destacou decreto de calamidade pública em função da crise financeira no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Reuters.com)

O decreto de calamidade pública em função da crise financeira no Rio de Janeiro gerou repercussão imediata na imprensa internacional na tarde desta sexta-feira (17).

A agência de notícias Reuters destacou: “Rio declara estado de emergência financeira”.

O decreto também foi manchete nos sites do jornal americano “The New York Times” e no site da rede de TV americana NBC.

Essa é a primeira vez na história que o estado toma medida semelhante na área financeira. Segundo o governador em exercício, Francisco Dornelles, o decreto tem como objetivo “apresentar à sociedade do Rio de Janeiro as dificuldades financeiras do estado, abrindo caminho para medidas duras no campo financeiro”.

Segundo o decreto, publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado, o motivo é a “grave crise financeira”, que impede o cumprimento das obrigações assumidas em decorrência da realização da Olimpíada e da Paralimpíada. A publicação acontece a 49 dias dos Jogos Olímpicos.

De acordo com o texto, o governo teme um “total colapso na segurança pública, na saúde, na educação, na mobilidade e na gestão ambiental”.

“Ficam as autoridades competentes autorizadas a adotar medidas excepcionais necessárias à racionalização de todos os serviços públicos essenciais, com vistas à realização dos Jogos”, diz o artigo 2° do decreto.

Ainda de acordo com o texto, as autoridades competentes ainda “editarão os atos normativos necessários à regulamentação do estado de calamidade pública para a realização dos Jogos”. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Alex, do Inter, doa camiseta histórica para leilão de instituição de caridade
Deputada que teve marido preso após impeachment é investigada
Deixe seu comentário
Pode te interessar