Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Inadimplência dos brasileiros salta 16,8% no acumulado do ano até julho, diz Serasa

Compartilhe esta notícia:

Dívidas não bancárias, entre elas as com cartão de crédito, subiram 3,5% entre junho e julho. (Foto: Célio Messias/AE)

A inadimplência entre consumidores brasileiros avançou 16,8% no acumulado do ano até julho em comparação ao mesmo período do ano passado, com a alta do desemprego e a inflação, e juros elevados afetando a saúde financeira dos consumidores e tornando mais difícil manter as contas em dia. As informações foram divulgadas nessa segunda-feira pela Serasa Experian.

Somente no mês passado, a inadimplência disparou 19,4% ante igual período de 2014. Em julho sobre junho deste ano, a leitura foi de um avanço de 0,6%.

No detalhamento por tipo de dívida, as não bancárias – cartões de crédito, lojas, telefone, água e energia elétrica etc. – avançaram 3,5% na comparação mensal. Os títulos protestados subiram 0,6%, enquanto os cheques sem fundo ficaram estáveis no mês passado ante junho. Por outro lado, as dívidas junto às instituições bancárias recuaram 2,2% na mesma base de comparação.

Finanças pessoais

Para 73% dos consumidores entrevistados pela Serasa em junho, as finanças pessoais pioraram em 2015. As justificativas mais citadas para isso foram o aumento do custo de vida, apontado por 32,18% das pessoas ouvidas pelos economistas, e a perda do emprego, com 31,87% do relato dos perguntados.

Ainda de acordo com a pesquisa da Serasa feita há dois meses, 69,62% dos consumidores afirmaram não estar com as contas em dia. A maioria dos que deixaram alguma pendência – ou 60,36% dos entrevistados – estavam com uma ou duas contas atrasadas. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Propina de Cerveró e Baiano foi de 54 milhões de reais, diz Justiça
Com o divórcio online, casais poderão agora se separar pela internet no Reino Unido
https://www.osul.com.br/inadimplencia-salta-168-no-acumulado-do-ano-ate-julho-diz-serasa/ Inadimplência dos brasileiros salta 16,8% no acumulado do ano até julho, diz Serasa 2015-08-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar