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Por Redação O Sul | 18 de agosto de 2015
A inadimplência entre consumidores brasileiros avançou 16,8% no acumulado do ano até julho em comparação ao mesmo período do ano passado, com a alta do desemprego e a inflação, e juros elevados afetando a saúde financeira dos consumidores e tornando mais difícil manter as contas em dia. As informações foram divulgadas nessa segunda-feira pela Serasa Experian.
Somente no mês passado, a inadimplência disparou 19,4% ante igual período de 2014. Em julho sobre junho deste ano, a leitura foi de um avanço de 0,6%.
No detalhamento por tipo de dívida, as não bancárias – cartões de crédito, lojas, telefone, água e energia elétrica etc. – avançaram 3,5% na comparação mensal. Os títulos protestados subiram 0,6%, enquanto os cheques sem fundo ficaram estáveis no mês passado ante junho. Por outro lado, as dívidas junto às instituições bancárias recuaram 2,2% na mesma base de comparação.
Finanças pessoais
Para 73% dos consumidores entrevistados pela Serasa em junho, as finanças pessoais pioraram em 2015. As justificativas mais citadas para isso foram o aumento do custo de vida, apontado por 32,18% das pessoas ouvidas pelos economistas, e a perda do emprego, com 31,87% do relato dos perguntados.
Ainda de acordo com a pesquisa da Serasa feita há dois meses, 69,62% dos consumidores afirmaram não estar com as contas em dia. A maioria dos que deixaram alguma pendência – ou 60,36% dos entrevistados – estavam com uma ou duas contas atrasadas. (AG)