Quarta-feira, 05 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de fevereiro de 2020
Na tarde dessa quarta-feira, o governador gaúcho Eduardo Leite inaugurou o primeiro acesso asfáltico de sua gestão, iniciada há um ano: o trecho de 9,5 quilômetros da rodovia estadual ERS-030, entre os municípios de Caraá e Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A obra contou com um investimento total de R$ 4,8 milhões.
O ato de liberação da estrada contou com as presenças do Leite e do titular da Selt (Secretaria de Logística e Transportes), Juvir Costella. Também compareceram o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, o prefeito de Caraá, Nei Pereira dos Santos, e do diretor-geral do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), Luciano Faustino.
“A conclusão de acessos asfálticos é uma das prioridades deste governo e me realiza muito saber que a gente pode transformar a vida das pessoas”, frisou o chefe do Executivo estadual. “Essa obra certamente ajudará no escoamento da produção. Que o asfalto seja sinônimo de desenvolvimento e progresso para a população.”
Dentre os moradores que acompanharam a inauguração estava Elisandro Meregalli da Silveira, 41 anos, que reside na zona rural de Caraá. Ele atua como frentista de posto de gasolina em Santo Antônio da Patrulha e conta que faz diariamente o trajeto entre os dois municípios: “Essa estrada trazia muito prejuízo aos moradores. Os veículos estragavam e isso tinha custo para quem vive aqui. A pavimentação é um sonho, um grande passo para o crescimento de Caraá”.
Durante a cerimônia, o governo gaúcho adiantou que outros nove acessos asfálticos estão em andamento, somando mais de R$ 37 milhões em investimentos, com recursos do Tesouro Estadual e da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico). “Alguns já estão em fase de conclusão e não tenho dúvida de que, no decorrer deste ano, entregaremos de oito a dez obras”, ressaltou o titular da Selt, Juvir Costella. Confira, a seguir, a lista de cidades/rodovias contempladas:
– Santo Antônio do Palma (RS-458);
– São José do Hortêncio (RS-874);
– Muliterno (RS-462);
– Guabiju – São Jorge (RS-126);
– Carlos Gomes (RS-477);
– Boqueirão do Leão – Sério (RS-421);
– Cândido Godói (RS-165);
– Sério (RS-421);
– Sertão Santana (RS-713).
Caxias do Sul
Antes da inauguração, Eduardo Leite havia participado de uma série de atividades em Caxias do Sul (Serra Gaúcha). Ele palestrou em uma reunião-almoço na CIC (Câmara de Indústria e Comércio) local, falando sobre desafios e oportunidades para o Rio Grande do Sul. “Um Estado com vocação para o trabalho tem que se colocar em condições de competir no Brasil e no mundo”, salientou. “Precisamos recuperar o tempo perdido e dar maior espaço ao empreendedorismo.”
O governador também visitou as sedes da Randon e da Marco Polo, responsáveis por milhares de empregos diretos e indiretos no Estado. Em ambas as pautas, conversas com empresários, executivos e líderes regionais, bem como o detalhamento das atividades de cada empresa.
(Marcello Campos)