Sábado, 27 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de dezembro de 2025
Um incêndio foi registrado na noite dessa sexta-feira (26) no Colégio Marista Santa Maria, localizado na rua Floriano Peixoto, na área central do município gaúcho. Imagens divulgadas pelo ex-ministro e deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) mostram uma intensa quantidade de fumaça e chamas de grande altura.
Em comunicado oficial, a direção do colégio informou que “o local estava vazio no momento do incidente, e não houve feridos”. A prefeitura confirmou a informação, com base nos dados repassados pelas equipes de emergência e segurança.
“As causas do incêndio e a extensão dos danos estão sendo apuradas pelas autoridades competentes. A instituição reforça que a segurança de estudantes, famílias e colaboradores é nossa prioridade absoluta. Todas as medidas necessárias foram tomadas prontamente, e seguiremos colaborando com as autoridades”, afirma a nota.
O prédio que abriga a escola, fundada há 120 anos, é reconhecido por sua relevância histórica e arquitetônica para Santa Maria.
O prefeito da cidade, Rodrigo Decimo, se manifestou nas redes sociais sobre o episódio:
“Recebi com grande preocupação e consternação a notícia do incêndio que atinge o Colégio Marista Santa Maria, na região central da cidade. Estamos à disposição para oferecer todo o apoio necessário à comunidade escolar e às famílias.”
O presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Cechin, também divulgou uma mensagem de solidariedade. Em um dos trechos, ressaltou que o “Marista Santa Maria não é apenas um prédio. É um símbolo. Um local onde gerações foram educadas nos valores do conhecimento, da ética, da solidariedade e do compromisso com o bem comum”.
Paulo Pimenta igualmente se pronunciou sobre o ocorrido:
“Recebo com grande tristeza a notícia de um incêndio de grandes proporções que atingiu a unidade central do tradicional Colégio Marista, no centro de Santa Maria. Uma escola que faz parte da história da cidade e da formação de gerações de santa-marienses.”
O ex-prefeito do município e atual secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, também utilizou as redes sociais para comentar o fato:
“Com 120 anos de história, o Marista Santa Maria é um patrimônio da nossa cidade. É a escola onde as minhas (filhas) estudaram… Estamos todos em prece para que tudo fique bem.”
Já o ex-prefeito de Santa Maria e atual deputado estadual Valdeci Oliveira publicou um vídeo no Instagram, no qual lamentou o incêndio e pediu apoio espiritual:
“Vamos fazer uma corrente de orações para que nenhuma pessoa tenha ficado ferida.”
O vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Admar Pozzobon, também se manifestou:
“Recebi com muita tristeza e preocupação notícia do incêndio no Colégio Marista Santa Maria. São 120 anos de devoção ao ensino de qualidade e a formação de cidadãos em nossa cidade. Externo minha solidariedade, respeito e carinho a toda família marista, fragilizada nesse momento. A todos os moradores do entorno, pedimos que tomem cuidado e fiquem atentos a orientações das autoridades responsáveis.”
A deputada federal Fernanda Melchionna expressou pesar e destacou a importância de uma investigação rápida e transparente sobre as causas do incêndio. “É fundamental que as investigações sejam conduzidas com agilidade, transparência e rigor, para esclarecer os fatos, apurar responsabilidades e evitar novos incidentes”, afirmou.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul