Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política “Independência entre os Poderes não implica impunidade”, diz o presidente do Supremo

Compartilhe esta notícia:

No discurso, Fux afirmou que democracia é o exercício da liberdade com responsabilidade

Foto: Carlos Moura/STF
A chegada do 11° ministro à Corte ainda não aconteceu por um impasse político. Na foto, o ministro Fux. (Foto: Carlos Moura/STF)

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, usou o tradicional discurso de retomada dos julgamentos na Corte para enviar recados ao Palácio do Planalto, diante dos ataques a ministros do STF que integram o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e das sucessivas ameaças à realização das eleições de 2022.

No discurso, Fux afirmou que democracia é o exercício da liberdade com responsabilidade. “Trago uma advertência. Tratando-se de higidez democrática, não há nada automático, natural ou perpétuo. Ao revés, o regime democrático necessita ser reiteradamente cultivado e reforçado, com civilidade, respeito às instituições e àqueles que se dedicam à causa pública. Ausentes essas deferências constitucionais, as democracias tendem a ruir”, afirmou.

A volta aos trabalhos no tribunal ocorre em meio a uma crise institucional provocada por declarações do presidente a respeito de decisões tomadas pelo STF durante a pandemia de Covid-19, além de ataques a ministros que integram o TSE, em razão das urnas eletrônicas.

Segundo o ministro, em uma sociedade democrática, “momentos de crise nos convidam a fortalecer – e não deslegitimar – a confiança da sociedade nas instituições”.

O discurso de Fux não citou diretamente o presidente Jair Bolsonaro mas exaltou a necessidade dos chefes de cada poder ficarem atentos aos limites dos cargos que cada um exerce.

“Como protagonistas de nossos tempos, não olvidemos que o maior símbolo da democracia é o diálogo. Nunca é tarde para o diálogo e para a razão. Sempre há tempo para o aprendizado mútuo, para o debate público compromissado com o desenvolvimento do país, e para a cooperação entre os cidadãos bem intencionados”, complementou.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Campeão na Rio 2016, Thiago Braz fica com o bronze no salto com vara em Tóquio
Produção industrial brasileira fica estagnada em junho e termina o segundo trimestre no vermelho
https://www.osul.com.br/independencia-entre-os-poderes-nao-implica-impunidade-diz-presidente-do-supremo-apos-ataques/ “Independência entre os Poderes não implica impunidade”, diz o presidente do Supremo 2021-08-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar