Sábado, 03 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Indicado por Lula para o Supremo, Zanin pode herdar ações importantes ao governo federal, como a da Lei das Estatais

Compartilhe esta notícia:

Cristiano Zanin defendeu Lula em processos da Operação Lava-Jato

Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4
Atuação de Zanin no cargo deu combustível ao movimento em defesa da indicação de uma mulher negra ao Supremo. (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)

Caso o Senado aprove a indicação de Cristiano Zanin à vaga aberta com a aposentadoria do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski, o futuro magistrado vai herdar 552 processos, alguns deles importantes para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A maioria dos casos abarca ações do campo do Direito Administrativo e do Direito Público. Outras envolvem questões tributárias, penais e do trabalho. Zanin não deverá herdar processos da Operação Lava-Jato. Estes são analisados na Segunda Turma da Corte, na qual Lewandowski ocupava assento. Com a sua aposentadoria, a cadeira ficou vaga, e o ministro Dias Toffoli solicitou transferência da Primeira Turma para ocupá-la.

A alteração foi autorizada no início de maio pela presidente do STF, ministra Rosa Weber. Se viesse a ocupar a vaga na Segunda Turma, Zanin poderia se ver obrigado a declarar-se impedido — o que poderia resultar em episódios de empates nesses julgamentos. Assim, caso aprovado para o cargo, Zanin não será o relator, por exemplo, de um pedido de Lula para ter acesso a conversas entre o ex-juiz Sérgio Moro e os procuradores da Lava-Jato.

Processos no gabinete

Um dos mais relevantes processos do gabinete deixado por Lewandowsi é a ação proposta pelo PCdoB contra a Lei das Estatais, no ponto em que restringe indicações de conselheiros e diretores se forem titulares de alguns cargos públicos ou tenham atuado na estrutura decisória de partido político ou na organização e na realização de campanha eleitoral nos três anos anteriores. Em março, Lewandowski concedeu decisão para suspender essa restrição, e o caso ainda está pendente de decisão colegiada. O sucessor poderá atuar em eventual recurso ou decisão definitiva.

As ações que tratam das chamadas sobras de vagas eleitorais também estavam no gabinete de Lewandowski. O resultado do julgamento pode alterar a composição das bancadas da Câmara. Os partidos questionam uma lei de 2021 que alterou as regras das chamadas sobras eleitorais, que são as vagas que restam depois da divisão pelo quociente eleitoral — um índice que é calculado a partir do número de votos recebidos e das vagas disponíveis.

Há ainda um processo sobre as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins, que envolve o início da eficácia de decreto presidencial de 1º de janeiro deste ano, em que Lula restabeleceu alíquotas — que foram reduzidas pela metade no fim de 2022 — dos tributos aos mesmos patamares que estavam em vigor havia quase oito anos. Empresários questionam a medida, que aumenta o custo das companhias. O governo estima um impacto de R$ 5,8 bilhões. Em liminar, Lewandowski garantiu a aplicação do decreto, mas o mérito do tema ainda vai ser julgado.

Refis

Outro caso que ficou no acervo de Lewandowski trata do Refis (Programa de Recuperação Fiscal). Na ação, o Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) questiona um parecer que, segundo a organização, tem aberto precedentes para que empresas adimplentes e de boa-fé sejam excluídas do parcelamento, a partir de avaliação da Receita Federal do que seriam consideradas parcelas mensais ínfimas para a quitação da dívida em prazo razoável. No final de março, em uma decisão liminar, Lewandowski suspendeu a exclusão de contribuintes dos Refis enquadrados pelo Fisco como “parcelas ínfimas ou impagáveis”, mas voltou atrás em sua decisão e determinou a reinclusão desses contribuintes.

Zanin, se ocupar a vaga no STF, poderá também assumir a relatoria da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 756, protocolada por PSB, PSOL e PT, na qual são questionadas omissões do governo Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

18 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Fernando Krause
5 de junho de 2023 11:03

“Não é prudente, não é democrático um presidente da República querer ter os ministros da Suprema Corte como amigos”, disse Lula. “Eu acho que a Suprema Corte tem que ser escolhida por competência, por currículo, e não por amizade.”
EX PRESIDIÁRIO e MENTIROSO CONTUMAZ – Debate Band/TV Cultura, Outubro/22.
DIZ O QUE EU DIGO, MAS NAO NÃO FAZ O QUE EU FAÇO!
https://www1.folha.uol.com.br/…/o-que-lula-e-pt-diziam…

Miltch Mitch
6 de junho de 2023 01:24

Lauro tem a carol

Juarez Andrade
5 de junho de 2023 13:38

Cala a boca CURUPACO.. defensor de bandido.

Lauro Junges
5 de junho de 2023 12:04

Vai falar inverdades para a tua família, se é que tem família.

Vanderlei Ochoa
5 de junho de 2023 11:30

O ESTADISTA LULA foi perseguido politico. Está mais que provado. Os perseguidores tinham apenas uma intenção: Entrarem para a política e se locupletarem. Mas tudo deu errado, pois foram descobertos a tempo. Hoje amargam seu destino. Um , que tem nome que rima com ANZOL e outro que tem uma voz de PATO ROCO. Deu pra entender? A JUSTIÇA TARDA MAS NÃO FALHA…chora, soluça, Neuza…

Carlos Santana
5 de junho de 2023 11:40

Mais um ladrão de toga, vindo do Luladrão!

Ck Ps
5 de junho de 2023 13:25

o aras capacho do bolsonaro nomeado fora da lista tríplice tu gostou ne?

Lauro Junges
5 de junho de 2023 12:05

Mais um que vai decidir o que o cachaceiro quer., sem moral nem ética muito menos justiça.

Juarez Andrade
5 de junho de 2023 13:39

Vai vendo aí véia…

Eloa Guterres
5 de junho de 2023 12:05

Foi convicado para isso! Deixe ele trabalhar e depois critiquem se tiver errado. Que mania de falar de tudo nada serve para vocês!!

Andre Palo
5 de junho de 2023 23:43

Promoção de Fralda Geriatrica na São João….

Juarez Andrade
5 de junho de 2023 13:39

Como se a tua opinião valesse muito…

Eloa Guterres
5 de junho de 2023 12:08

Mas e prudente o bolsonaro colocar um grande amigk e extremamente Evangélico. O que importa e ser copetente e nao Evangélico. Me poupe gentalha!!!!

Vanderlei Ochoa
5 de junho de 2023 15:52

Não p…eida, ALMEIDA….

Andre Palo
5 de junho de 2023 13:50

Rompido com Zanin, sogro prefere constitucionalista para o STF
https://www1.folha.uol.com.br › painel › 2023/03 › r…
23 de mar. de 2023 — O advogado Roberto Teixeira, amigo há décadas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sogro de Cristiano Zanin….
ZANIN E SOGRO TEATRALMENTE DISFARÇAM UMA BRIGA…..PARA ZANIN NÃO SE TORNE SUSPEITO AO ASSUMIR AS CAUSAS DELE NO FUTURO….
ROBERTO TEIXEIRA , TERÁ UM SOLDADINHO NO STF, COM A CERTEZA DO RESULTADO DAS SUAS AÇÕES…
DETALHE……LL E TEIXEIRA, SÃO PARCEIROS DE CRIME DE DECADAS…..
E vc que fezuele…..ficou bom pra vc????
t r o u x a ….

Ck Ps
5 de junho de 2023 16:49

juarez andrade – teuu final de semana foi tão ruim assim? kkkkk

Luciano Santos
5 de junho de 2023 21:00

Aberração, a cara de pau dessa esquerdalha é sem prescentes.

Miltch Mitch
6 de junho de 2023 01:23

Pior é que vamos ter de consertar toda esta.merda nos próximos anos.
A vantagem é que o nove dedos tá velho. Vai morrer e felizmente não deixou por vaidade, outro imbecil para substituí-lo.

Desperdício de água aumenta pelo sexto ano seguido no Brasil
CPI das ONGs deve ser instalada no Senado no dia 14 deste mês
Pode te interessar
18
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x