Sábado, 22 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de outubro de 2015
O primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) fechou com um índice de abstenção de 25,31%, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação. Cerca de 1,8 milhão de estudantes inscritos deixaram de participar das provas nesse sábado.
O índice é menor do que o registrado na edição anterior, conforme o ministro Aloizio Mercadante. Em 2014, as abstenções nos dois dias do exame foi de 28,9%. O Estado com o menor índice de abstenção no primeiro dia de provas foi Paraíba, com 20%. Já o maior foi registrado em Roraima, com 34,9%.
Assim como em edições anteriores, houve casos de pessoas que chegaram atrasadas e não puderam fazer a prova. Os cartões de confirmação ficaram disponíveis no site do Enem para os candidatos acessarem e conhecerem os locais de prova durante 22 dias. Cerca 844 mil participantes não acessaram o cartão. Houve quem deixou para a última meia hora.
Incidentes
Na avaliação do ministro, o exame ocorreu sem incidentes graves. Ainda assim, 364 participantes foram eliminados por descumprirem as regras. Destes, 330 por portar equipamentos eletrônicos ou papéis durante a prova. O número engloba ainda os participantes que decidiram sair do exame antes do horário permitido.
Outras 34 pessoas foram eliminadas porque portavam “objetos inadequados”, verificados por meio de detectores de metais. Os casos serão investigados pela Polícia Federal. Apenas uma pessoa foi eliminada por postagem de foto nas redes sociais de dentro do local de provas.
Equipes de controle do Enem devem verificar a denúncia de que uma escola no Distrito Federal deixou participantes entrarem cerca de cinco minutos após o horário. Imagens de TV mostram os portões sendo fechados e novamente abertos por uma funcionária para a entrada de mais três participantes.
O balanço do primeiro dia de provas aponta ainda a interrupção temporária de energia em 19 locais de aplicação. Houve o registro de cinco casos de emergências médicas. Em Campo Grande (MS), uma fiscal do exame teve convulsões e faleceu.
Segundo dia
Mais de 7,7 milhões de pessoas se inscreveram para o exame, mas cerca de 800 mil estão participando apenas para certificação de Ensino Médio. Elas têm a opção de comparecer somente ao segundo dia de prova.
Neste domingo, serão cinco horas e 30 minutos para as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. O gabarito deve ser liberado na quarta-feira.